sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Wolverine

Wolverine

Dados sobre publicação
Publicado por Marvel Comics
Primeira aparição The Incredible Hulk #180
(Novembro de 1974)
Criado por Len Wein
John Romita
Herb Trimpe
Características do personagem
Alter ego James Howlett
Espécie Humano Mutante
Terra natal Canadá
Afiliações X-Men
Os Novos Vingadores
Tropa Alfa
Arma X
Irmandade de Mutantes
Novo Quarteto Fantástico
Departamento H
Clã Yashida
Os Cavaleiros do Apocalipse
Base de operações Mansão X
Torre dos Vingadores
Parentesco Daken (filho)
X-23 (clone)
Estado atual Ativo
Codinomes conhecidos Logan
Arma X
Caolho
Morte
Habilidades Regeneração Celular
Garras Retrateis
Sentidos Aguçados
Super Agilidade
Clariciência
ossos e garras recobertas de adamantium mestre em artes marciais


Wolverine (palavra em inglês para "carcaju", um tipo de mustelídeo das florestas do Canadá), é um personagem fictício, um herói de histórias em quadrinhos publicados pela Marvel Comics. A primeira aparição do personagem foi na HQ Incredible Hulk #180 (Outubro de 1974) e foi criado pelo escritor Len Wein e pelo diretor de arte John Romita, que desenvolveu o personagem, e foi primeiramente desenhado para publicação por Herb Trimpe.[1]

Biografia

Young James Howlett

Infancia

Há mais de 100 anos atrás, James Howlett era um garoto fraco e doente filho do rico latifundiário John Howlett e sua esposa Elizabeth, que enloqueceu desde a morte de seu filho mais velho. Seus únicos amigos era a bela criada irlandesa Rose e o Cão, filho do caseiro Thomas Logan. Até que Thomas foi despedido pelos comportamentos cada vez mais inaceitáveis de seu filho. Revoltados, pai e filho voltaram até a mansão dos Howllets e mataram John Howlett, instintivamente o fraco James cravou suas garras matando Thomas Logan e rasgando o rosto do Cão.

Assustado com as suas garras o garoto é expulso de casa por sua mãe, que o considerou um monstro e se matou logo em seguida. James e Rose vao até o território Yukon onde ele consegue trabalho como minerador, lá adotou o nome falso Logan. Passou anos lá onde se embruteceu, era um trabalhador tão dedicado e eficiente que logo passou a ser comparado com um carcajú. Algumas vezes desaparecia por dias e ia viver com os lobos. Até que um dia, Cão o encontra e o enfrenta, durante a luta Logan acidentalmente crava as garras em Rose, matando a garota a quem tinha um forte desejo reprimido. Desiludido, Logan abandona sua vida e passa a viver como um animal nas florestas geladas do Canadá.

Em 1915, na Bélgica, enfrenta e derrota Lazaer (Anagrama de Azrael, o anjo da morte) a partir disso, toda vez que Logan sofre um ferimento fatal, sua alma se dirige até Lazaer e o enfrenta, o resultado da batalha que define se continua vivo ou não.

Quando esteve no exército canadense, Silas Burr (futuramente conhecido como Cyber) era o inescrupuloso comandante de Logan. Onde suas sádicas torturas psicológicas chegaram a ponto de assassinar sua namorada Janet e a arrancar um olho de Logan. Ele enloqueceu largando o exército e correndo para a Floresta, Victor Creed (o Dentes de Sabre) o caçava e o trazia de volta. Burr e Creed faziam isso cumprindo ordens superiores , o objetivo era estraçalhar ainda mais a alma sofrida de Logan com o objetivo de tornar Logan menos humano e mais animal. Com este tratamento e os sequentes assassinatos de suas namoradas eles queriam estimular o seu insinto assassino e sua fúria animal.

Em 1936 Wolverine trabalhou junto com Mística e Sina contra os Nazistas.

Logan conheceu Itsu, uma bela aldeã. O relacionamento entre os dois foi intenso e ela engravidou do mutante. Um dia, depois de falhar em seu teste de honra, Logan volta para casa e descobre Itsu morta com um tiro no coração e dois na barriga. O responsável pela atrocidade foi o supervilão Romulus – que, sem Logan saber, extraiu o bebê do corpo de Itsu e o criou para se tornar um assassino impiedoso, Daken.

Em algum momento da segunda Guerra Mundial, Logan esteve envolvido em um campo de detenção japonês onde matou todos que participaram das experiencias que lá faziam, das cobaias até os cientistas. Tudo para não vazar informações do experimento secreto. Wolverine se sente culpado por ter sido forçado a fazer isso.

Em uma missão para alguma organização não revelada, foi convocado para aprender com Taras Romanov tudo que ele tinha a ensinar sobre espionagem e depois matá-lo quando não tivesse mais utilidade, paralelamente ensinou Natasha Romanoff (a futura Viúva Negra) a lutar quando ainda era uma criança, sendo um pai para ela.

Conhece Madripoor, uma área de Cingapura dividida entre cidade baixa e cidade alta. Lá conheceu Seraph, e se apaixonou. Cometeu vários atos criminosos e assassinatos em Cingapura a pedido dela e Logan, em momento algum, questionou seus pedidos. Lá conhece Capitão América e juntos salvam a jovem Natasha Romanoff do Tentáculo, que pretendiam torná-la sua assassina. Capitão América o convida para trabalhar em equipe mas o arrogante Wolverine diz que não precisava de um parceiro.

Silas Burr foi o comandante de Wolverine também na segunda Guerra Mundial, ao saber que o avião do Capitão América caiu na operação garoto Azul, Burr o manda até lá, quem o transporta até lá foi Nick Fury e juntos ajudam a tripulação do avião com o ataque alemão. Wolverine relembra do convite que Steve Rogers fez a ele mas o Capitão já tinha preenchido a vaga, com Bucky Jones. Seraph seguindo órdens das Hidra, manda Logan assassinar o Capitão América, inicialmente ele estava preparado para cuprir a missão mas começa a ficar dividido por ver que não é a coisa certa a fazer mas, sabendo que Seraph seria morta por não cumprir seu papel, acaba entregando o Capitão para o Barão Zemo, ao descobrir a traição de Logan Capitão o enfrenta e da uma grande lição, surrando Logan.

Retornou ao Canadá onde morou em uma cabana com a bela índia Raposa Prateada. Logan acredita que, no dia de seu aniversário, ela foi assassinada por Dentes de Sabre (se foi ou não ainda não está muito claro) assim como Seraph também morreu pelo mesmo homicida. Com a morte de Seraph, foi-se também todos os seus segredos.

Weapon X sketch by Travis Charest

Experimentos X / Arma X

Durante a guerra Fria, trabalhou em parceria com Maverick e Dentes-de-Sabre na Equipe X, equipe especial da Otan. Onde enfrentou a arma-soviética Omega Vermelho.


Logo após concluir com louvor uma de suas missões, a Otan tentou matá-lo envenenando com carbonádio, seguido de fuzilamento. Estes fuzilamentos eram procedimento padrão dos Experimentos X (ou projeto Arma X) em Logan onde em seguida distorciam sua memória. O projeto consistia em transformar mutantes em armas de guerra. Para que as cobaias não lembrassem do passado e da experiência, recriavam-o através de implantes de memória, onde o Professor (Não o Xavier, um homem responsável pelos Experimentos X) costumava aparecer sobre a alcunha de André. Professor contratou Hines e Cornelius para serem seus braços direitos na experiência que pôs o adamantium em Logan.

Porém algo saiu de seu controle durante o experimento com a Arma X (nome dado a Logan por eles), que escapou e, com as garras embainhadas comecou a atacar a todos. A obstinação do Professor fez seguir em frente o que quase custou sua vida, porém perdeu apenas uma mão. Wolverine foge do laboratório sem memória chacinando todos da segurança que via pela frente.

Memórias Implantadas

Devido à extensos implantes de memória dado a Logan através do Experimento X, a grande maioria de suas lembranças são falsas. Memórias implantadas (nem todas são confirmadas como implante): - Foi abandonado pelo seu pai numa floresta canadense e criado por uma matilha de carcajus. - Morou durante um período com uma tribo de índios pés-pretos. (talvez seja real) - No dia de seu aniversário, sua namorada Raposa Prateada foi assassinada por Dentes-de-Sabre. - Morou com a mutante Nativa. (talvez seja real.) - Teve Ogun como sensei que lhe ensinou a arte do Ninjitsu. (talvez seja real.) - Era integrante de uma equipe que Salvou Carol Danvers quando foi capturada pela KGB. (Provavelmente é real.)

Wolverine as Weapon X

Departamento H e Tropa Alfa

Conseguindo escapar do Programa, Logan viveu como um animal durante muito tempo nas florestas canadenses, sem memória e agindo apenas por instinto. Até que o casal Heather e James McDonald Hudson o encontrou enquanto esquiavam pelas redondezas. Logan que estava descontrolado avançou nos dois e Heather para defender o marido atirou nele. James foi procurar ajuda enquanto Heather ficou cuidando dele e fazendo se comportar como um humano novamente na cabana onde estavam. Wolverine, sem nenhuma memória do que tinha acontecido em sua vida inteira se assusta quando, acidentalmente embainha suas garras. James (futuramente conhecido como o herói Guardião ou Víndix) já sabia da presença de Logan e tinha tramado tudo sem o conhecimento de Heather. James o convidou para fazer parte do Departamento H e para ser o líder da Tropa Alfa, o super-grupo de heróis canadenses. Em uma das missões do departamento H o baixinho Wolverine foi mandado pelo Major Chasen para enfrentar o Hulk e, ainda encarou Wendigo.

Wolverine with the new X-Men

X-Men

Wolverine abandona o departamento H e a equipe canadense Tropa Alfa antes mesmo da primeira missão do grupo ao ser convocado por Xavier para ingressar na segunda formação dos X-men, onde sua primeira missão era resgatar a equipe original da ilha mutante Krakoa. Assim que entrou, se sentiu atraído pela jóvem Jean Grey, que saiu da equipe em seguida.

Quando os X-Men estavam no Japão, Logan conheceu Mariko Yashida e viviam mantendo uma relação à distancia com eventuais encontros.

Seu primeiro grande destaque na equipe foi quando os X-Men foram seqüestrados pelo Clube do Inferno. Wolverine foi o primeiro a conseguir libertar-se, ataca e mutila alguns dos capagas do clube e consegue libertar a equipe. Depois um outro grande feito, foi quando foi infectado por um ovo da ninhada e, graças ao seu fator de cura, foi a primeira pessoa a conseguir sobreviver ao alienígena parasita.

O pai de Mariko, Lorde Shingen foi contra o casamento entre ela e Logan, ele acreditava que o canadense não era honrado para casar com sua filha pois é um homem que age como animal. Em uma batalha com Lorde Shingen, Wolverine o mata em batalha. Mariko então se torna a chefe do clã Yashida, porém isso desagrada o seu primo Samurai de Prata que, junto com a Víbora, tentam roubar seu posto de chefe do clã. A ex-vilã e novata nos X-men Vampira salva a vida de Mariko, conquistando a confiança de Logan. Mariko estava para se casar com Logan, até ser manipulada por Mestre Mental que a fez terminar com Wolverine no altar. De acordo com as tradições, Wolverine recebe a espada Yashida mas perde Mariko, que se afasta para restaurar a honra do clã pois com a morte de Shingen, o Clã Yashida se tornou parte do submundo japonês.

Wolverine salva Amiko quando ainda era um bebê dos escombros de um prédio. Wolverine entrega Amiko para Mariko Yashida cuidar.

Ogun (que talvez tenha sido o seu sensei) sequestrou Kitty Pryde e alterou sua personalidade transformando numa grande ninja contra Wolverine, ele consegue recuperar a consciencia dela e mata Ogun.

Os X-Men são dados como mortos e eles aproveitaram para se manterem no anonimato. A equipe se abriga na base dos Carniceiros na Australia expulsaldo-os de lá. Neste mesmo período, depois de tantos anos, retorna a Madripoor, a cidade pobre de Cingapura para impedir que a Víbora, também conhecida como Madame Hidra, assumisse o comando do submundo local. Com o apelido Caolho, tentava manter-se no anonimato simplesmente com um tapa-olho.

Nessa época, uma das aliadas recorrentes de Logan era Jéssica Drew, a Mulher-Aranha e agia como detetive particular junto com Lindsay McCabe, outra aliada era a mutante Karma. E quem o trasportava sempre da Austrália para Madripoor era o mutante Teleporter.

Quando os Carniceiros recuperam a sua base australiana eles capturam e crucificaram Wolverine que escapa com vida graças a ajuda de uma menina que estava escondida na base australiana e presenciou toda a tortura.

O nome dela é Jubileu e juntos conseguem escapar, mas seu fator de cura foi forçado ao extremo, o que faz com que tome a decisão de retornar a Madripoor para se recuperar. Ao lado ainda de Jubileu, vai a Hong-kong e descobre que Psylocke também está lá, trabalhando como assassina para o Mandarim. Logo ela readquire suas lembranças e volta ao normal. Jubileu passa a acompanhar Wolverine em suas aventuras e assim começou a parceria que se seguiria por um bom tempo, com Logan se tornando quase um pai para a menina, sendo seu protetor e treinador, assim como foi com Kitty.

Raposa Prateada agora é uma fria agente da Hidra e aliada a Matsuo e o Tentáculo fazem Wolverine arruinar a promessa de se manter distante de Mariko justo quando estava muito próximo de recuperar a dignidade do clã Yashida. Matsuo propõem limpar Mariko da culpa em troca de que ela arranque um de seus dedos, Mariko aceita mas a lâmina estava envenenada com toxina letal de baiacu, seu corpo queima por dentro. Quando Wolverine a encontra agonizando, ela pede para encurtar sua dor. Wolverine, em lágrimas, atende o pedido e cravas suas garras nela. Matando a mulher que ama.


Todos os anos, Na data da morte de Mariko, Wolverine visita Matsuo e o mutila arrancando parte de seu corpo.

Ao enfrentar a antiga arma-viva soviética Omega Vermelho, logan passou a questionar mais sobre o seu passsado turvo. Logan descobre sobre os implantes de memória aplicados nele e em toda a Equipe X décadas atrás antes de se envolver com os X-Men, todas as suas lembranças do passado foram apagadas e manipuladas. Sem ter mais certeza de nada sobre o seu passado, recorre a Xavier para investigar a sua mente e descobrir a verdade sobre o seu passado mas Xavier pouco conseguiu ajuda-lo pelas fortes barreiras psíquicas que Logan possui nas regiões obscuras de sua mente.

Sem adamantium

Durante um batalha com Magneto em sua estação espacial, Avalon; Wolverine tentou atacar Magneto usando suas garras presumivelmente dadas a ele pelo projeto da arma X. Magneto revidou brutalmente, causando graves ferimentou ao arrancar o adamantium dos ossos de Wolverine.

Os ferimentos foram tão extensos que seu fator de cura se sobrecarregou ao cicatrizar todo o corpo, e ficou um bom tempo sem sua cura. Logan, mesmo bem fraco, tenta treinar na sala de perigo quando garras de osso saem de sua mão. Ele descobre que suas garras eram de fato uma mutação natural. Suas garras sempre pertenceram a sua estrutura óssea.

Wolverine enfrenta Dentes-de-Sabre e desta vez ele enfia suas garras no crânio de Creed perfurando seu cérebro. O fator de cura impressionante de Creed fez com que ele não morresse, ele passou a ficar internado nos domínios da mansão X.

Wolverine Bestial

O vilão Gênesis o captua e queria que ele trabalhasse para ele. Genesis manda matar Cyber e usar o adamantium dele para reimplantar em Wolverine, mas a experiência não dá certo, seu corpo rejeita o adamantium e, como efeito colateral, o deforma e deixa-o ainda mais animalesco.

A luta entre o homem e o animal interior pendeu para o animal, perdendo toda sua sanidade. Mas foi trazido de volta a sanidade com a ajuda de sua amiga Elektra e o sensei Stick. Passou a andar com um indutor de imagens, de forma a disfarçar sua aparência. –

Para cumprir uma antiga promessa, Logan casa com a vilã Víbora. O que chocou muitos de seus aliados e companheiros nos X-Men. Esta união, entretanto, permitiu que a Víbora tomasse o controle de Madripoor. Após uma batalha onde Wolverine derrota o espírito de Ogun, ele terminou sua união à Víbora.

Adamantium recuperado

Wolverine tinha sido aparentemente morto por um novo cavaleiro Morte do Apocalipse. Mas depois se descobre que esse Wolverine era um Skrull infiltrado e que o cavaleiro Morte era o próprio Wolverine com os seu adamantium de volta após derrotar o Dentes de Sabre num duelo para definir quem serveria Apocalipse como cavaleiro. Quando seu adamantium foi recuperado, também deixou de ter sua forma bestial, abandonando o indutor de imagens.

Em um confronto com os X-Men – e com a ajuda primordial de Jean Grey – Logan superou seu condicionamento e voltou aos X-Men

Não tardou para que ele, novamente, fosse controlado por outras forças. Logan foi chamado ao Japão para resolver o seqüestro de uma criança. E se vê envolvido em uma conspiração que une as organizações Tentáculo e Hidra para derrubar grandes heróis e o mundo. O plano, criado pelo vilão Górgon, começa com Wolverine sendo controlado mentalmente para matar e destruir. A partir daí, Elektra, Nick Fury, Quarteto Fantástico, Demolidor, Vingadores e, é claro, os X-Men lutam para deter Wolverine. Logan empala Estrela Polar com suas garras. Até que a S.H.I.E.L.D. consegue livrar Logan do controle da Hidra, enfrenta novamente Górgon e o mata.

Wolverine's first appearance in Incredible Hulk 180

Memória recuperada

Wolverine recupera a memória de seu passado como um dos efeitos colaterais do Dia M. Porém isto traz mais perguntas que respostas, começa então uma busca de novas respostas sobre seu passado. Mesmo com tanto caos causado por Wolverine quando dominado pela hydra, foi admitido pelos Vingadores depois que a equipe foi desmantelada por Feiticeira Escarlate, pois Capitão América viu-se forçado a reformular a equipe admitindo, além de Logan, outros integrantes inusitados como Homem-Aranha, a Mulher-Aranha e Luke Cage.

Logan vai atrás de Nitro, o responsável por matar mais 600 pessoas ao usar seu poder explosivo em Connecticut. Mas Nitro utiliza seus poderes em Logan que explode até sobrar o esqueleto de adamantium, surpreendentemente ele se regenera quase que instantaneamente todos os órgãos vitais, músculos e pele em questão de segundos por causa da imortalidade dada por Lazaer combinada com um fator de cura muito mais poderoso que antes. Recuperado, Logan dá uma lição em Nitro.

Emma revela a Logan que ele tem um filho, Wolverine vai atrás de provas e, temendo confrontá-lo, entrega a espada Muramasa a Scott Summers , Logan diz que Scott é a pessoa adequada para usar a espada caso um dia precisem detê-lo. Confronta com o Ômega Vermelho em uma sala onde ex-mutantes ficam abrigados (incluindo Maverick e Jubileu) durante a briga Jubileu é gravemente ferida. Para salvar a vida de Jubileu, Wolverine se entrega a Shield. Seu filho Daken estava infiltrado na Shield e o fere gravemente.

Wolverine se abate quando Kitty Pryde se perde no espaço em uma bala gigante vagando pelo universo. E Armadura o provoca para que ele a ataque e saia do desanimo que estava sentido.

Numa nova batalha contra Lazaer, Wolverine perde boa parte da potência recente de seu fator de cura além de sua imortalidade.

Após nascer a primeira mutante após o dia M, Ciclope organiza uma nova X-Force, dessa vez, uma equipe liderada por Wolverine para caçar Cable e resgatar a bebê que estava em sua posse. Porém a missão acabou resultando na morte de Caliban. Ciclope delega secretamente novas missões para a equipe, missões de extermínio o que desagrada Logan, pois não deseja que sua equipe siga a mesma trilha de sangue que seguiu. Depois que Mística traiu novamente os X-Men, Wolverine foi atrás dela para um definitivo acerto de contas.

Kitty Pryde

Durante a estadia da jovem Lince Negra na equipe dos X-Men, Wolverine e Kitty desenvolveram uma espécie de relação paterna entre eles, muitas vezes comparada com a relação dele e Jubileu, mais ele mesmo diz: A Jubi é minha parceirinha, mas você é como uma filha guria direcionado para a moça.

Vingadores


Wolverine foi um dos convocados para entrar na nova formação de Vingadores. O Homem de Ferro teve de convecer o Capitão América para que Logan fosse aceito na equipe, com o argumento de que ele seria o elemento a mais na equipe, aquele que chegaria onde nenhum deles conseguiria, no caso de ações mais bruscas ou violentas, devido ao seu sangue frio e histórico marcado por assassinatos e outros. Quando viu a Tropa Alfa sendo completamente aniquilada pelo Coletivo, Wolverine se enfureceu e tentou, como pode, enfrentar o monstro.


http://img.photobucket.com/albums/v256/grkgrl88/blog/Wizard-Wolverine-Xmen.jpg

Dinastia M e dizimação


James Howlett é um mutante que esta vivo por um século. Sobre os anos, a mente de James submeteu-se a traumas numerosos, lavagens cerebrais pelas organizações clandestinas, que fizeram o impossível para que ele recorde de seu passado verdadeiro. O que é deixado com ele é bocados de partes da memória e ele nunca sabe o que aconteceu com ele realmente.

Antes da guerra Mutante-Humana, James, codinome Wolverine, era um operativo chave na organização S.H.I.E.L.D.. Treinado por alguns dos melhores homens militares no planeta, incluindo Nick Fury e Frank Castle, Wolverine foi usado somente nas operações mais secretas. Quando seus superiores souberam de sua natureza do mutante, foi mantido ausente da guerra Mutante-Humana. Foi somente quando toda a guerra iria acabar, Wolverine pensou em realizar uma tentativa do assassinato ao líder mutante, Magneto. A missão nunca ocorreu. Com os mutantes vitoriosos, a S.H.I.E.L.D. foi fechada temporariamente para baixo. James foi liberado de seu quarto solitário e descobriu um mundo novo, bravo do mutante.

Enquanto a S.H.I.E.L.D. retrocedia por seu diretor novo, Sebastian Shaw, Wolverine foi colocado na carga de um esquadrão especial dos mutantes conhecidos como o Esquadrão Vermelho. Ali ele encontrou-se com sua amante atual, Mística. O Esquadrão Vermelho foi usado quase exclusivamente para botar abaixo terroristas humanos e ameaças super-humanas. Foi mais do que até a tarefa com uma taxa de um sucesso de 100%. Com a família e os amigos, e um lugar novo no mundo, James era finalmente satisfeito.

Infelizmente, as coisas mudaram. James começou a ter sonhos e fazer com que questione sua própria vida e o seu próprio mundo. Tentou afogar estes medos com o álcool e as drogas mas este provou ser um ato mal sucedido. Embora odiar a idéia de qualquer um que vasculhe a sua cabeça, recorreu aos telepatas da S.H.I.E.L.D. para a ajuda, mas falharam.

Estas imagens tornaram-se mais viscerais e conduziram-se a Wolverine para fazer algumas decisões questionáveis no campo. Aquelas decisões conduziram a Sebastian Shaw e sua equipe, incluindo Mística, para questionar o sanidade de Wolverine e o seu papel no futuro da S.H.I.E.L.D..

Na última parte da saga Dinastia M (publicada no Brasil pela Panini Group), Wolverine recupera suas memórias, se lembrando de tudo. Esse foi o fio da meada para fazer Wolverine entrar numa caçada de vida ou morte. A noticia da volta de sua melhora impulsionou a queima de arquivos e outros até se mataram. No arco de histórias Origens e Destinos, o primeiro desde Dinastia M, publicado em sua revista mensal do número 25 ao 29, Logan enfrenta o Samurai de Prata e Bucky Jones em busca de respostas. Descobre que o Soldado Invernal matou sua esposa grávida quando estava sendo controlado pelo Arma X. Wolverine reconhece que Bucky não teve culpa e agora vai atrás dos verdadeiros culpados por tudo. Começa sua fase Pós-Dia M.

Guerra Civil


Durante a mega - saga Guerra Civil, Wolverine foi atrás do responsável pela morte das pessoas em Stamford (sem o consentimento dos X-Men e nem dos Vingadores): Nitro. Na sua busca, Wolverine foi totalmente incinerado até os ossos por Nitro, mas, para surpresa de todos, ele retornou e pegou o vilão. Descobriu então que aquele não era o potencial de Nitro e que alguém estava ajudando ele a ganhar mais poder de fogo. Outro que também queria a cabeça de Nitro era o Príncipe Sub-marino. Este disse a Logan que Nitro era dele por ter matado Namorita. Wolverine, com a roupa de Homem de Ferro, conseguiu pegar Nitro e descobriu quem o havia ajudado. Ele então foi prestar contas com a seguradora que ganhou dinheiro com a explosão.

Logo após, Wolverine entrou para os Vingadores Secretos do Capitão.

Intro


Poderes e habilidades

Regeneração

Seu principal poder mutante é o chamado Regeneração Celular, dom que lhe permite curar-se de qualquer ferimento ou envenenamento rapidamente, por mais mortal que este seja, além de não ficar doente e poder recuperar órgãos inteiros, através de uma imensa capacidade de regeneração celular. Wolverine já teve o próprio cérebro destruído por suas garras quando teve o corpo invadido por um vírus tecnorgânico e se recuperou em instantes. Provavelmente é esse poder que diminui assustadoramente seu envelhecimento.

Sentidos Aguçados e Garras Retráteis

Além do fator de cura, Wolverine possui sentidos super aguçados, podendo rastrear o alvo pelo cheiro (como um cachorro), tendo também audição e visão superiores a de um humano normal. Possui também 6 garras retráteis de 30 cm (3 em cada braço) que saem de seus antebraços com um comando mental. Essas garras, bem como seu esqueleto, foram recobertas artificialmente com o metal Adamantium, deixando seus ossos e garras indestrutíveis e transformando Wolverine em uma perfeita máquina de combate.

Clariciência

Em Wolverine and the X-Men, Wolverine desenvolve outro poder, Clariciência, que o permite ver o passado de pessoas, objetos e lugares. A primeira vez que ele utilizou esse poder foi quando ele chegou a mansão X, que estava completamente vazia. Ele começa a ter visões na forma astral que o faz ver o que tinha acontecido la e vê claramente seus amigos sendo derrotados por um ninja prateado, ele tambem utiliza esse poder no penultimo capitulo de Wolverine and the X-Men, para localiza Emma Frost e Ciclope, ao passar por uma avenida ele tem uma visão de que Emma Frost e Ciclope tinham passado por lá de carro. Ele também utiliza esse poder em Emma Frost e ao tocá-la ele tem uma visão para descobrir o que tinha acontecido na mansão do clube do inferno, usando esse poder ele descobre que Jean Grey estava lá e que a Fênix se soltou.

Na verdade ele decifra acontecimentos passados através de rastros e do faro aguçado. As "visões em forma astral" são reflexo da imaginação dele sobre o acontecido e o cenário.

Caracteristicas

Wolverine é famoso pela baixa estatura, cerca de 1,65m, mas o adamantium em seus ossos o deixa bastante pesado. Isso faz seus músculos mais desenvolvidos e seus golpes mais impactantes, pois em teoria seus oponentes recebem golpes de um punho com ossos de metal indestrutíveis. É mestre em várias modalidades de combate desarmado e armado (armas brancas e de fogo), já tendo treinado com grandes mestres orientais e tendo sido agente secreto de elite das maiores instituições de espionagem do mundo. É poliglota, sendo fluente em japonês e espanhol.

A principal característica de Wolverine é sua selvageria animal, que aliada a uma inabalável força de vontade, faz com que ele seja temido e respeitado pela maioria dos personagens da Marvel, apesar de não possuir poderes cósmicos.

Inimigos mortais

O que se destaca na vida de Wolverine é a longa e quase interminável lista de inimigos que possui. Alguns são muito perigosos e para a sua ferocidade combativa, como Dentes-de-Sabre e Ômega Vermelho. Outros, utilizam-se de astúcia e covardia, como Tsurubaya Matsuo, o integrante do Tentáculo, mandante do assassinato de Mariko Yashida (efetuado pela assassina cega Reiko, através de toxina de baiacu).

Outro grande inimigo do Wolverine é Lady Letal. Ela odeia Logan, pois acha que ele matou o seu pai e roubou a fórmula de manipulação do Adamantium. Os dois já se enfrentaram diversas vezes, ocorrendo geralmente batalhas equilibradas.

http://media.comicmix.com/media/2008/10/14/weaponx-fc-01-cover.jpg

O maior inimigo

O arqui-inimigo de Wolverine é Victor Creed (no filme X-Men Origins: Wolverine, aparece como sendo o seu irmão mais velho), mais conhecido como Dentes-de-Sabre. Adversários de longa data, possuem poderes equivalentes, o que, apesar do ódio declarado entre eles, gerou um certo respeito mútuo. Em combate, Creed é quase tão perigoso quanto Wolverine e é um dos raros oponentes que lhe são páreo. Um implante de memória fez Logan acreditar que Creed era seu pai e havia matado sua esposa Raposa Prateada, o que depois foi desmentido. Dentes-de-Sabre era originalmente arqui-inimigo dos heróis Luke Cage e Punho de Ferro, sendo depois transferido por pouco tempo para as aventuras do Homem-Aranha até que finalmente foi aproveitado como arqui-inimigo de Wolverine, por possuir características semelhantes a ele.

Os amigos

Pelos longos anos de sua convivência com os X-Men, Wolverine formou amizades ricas e profundas, tornando-se mais sociável e menos radical em suas atitudes, apesar de ainda ser muito agressivo. Entre suas maiores amizades femininas estão Ororo (Tempestade), Jubileu e principalmente Kitty Pride com as quais exerce uma suave relação paterna. Entre as masculinas se destacam Noturno, a quem chama de elfo, e Colossus, com o qual tem uma amizade forte. Fora dos X-Men possui também várias grandes amizades, como Yukio, o casal Heather e James McDonald Hudson (o Víndix), além do capitão américa (X-Men Evolution)

Curiosidades editoriais

Quando fez sua primeira aparição, na revista The Incredible Hulk #180, de 1974, Wolverine não passava de um mero coadjuvante, tendo sido criado por Len Wein para incrementar a batalha entre o gigante verde e o monstruoso Wendigo. Completamente misterioso, a única coisa que se sabia dele (além da fúria animalesca e coragem descomunal que o levaram a entrar em uma luta contra nada menos que o Hulk e um monstro), é que era um agente secreto do governo canadense.

Ele seria um personagem esquecido se Len Wein e o desenhista Dave Cockrum não decidissem por integrá-lo aos seus Novos X-Men. Assim, o mutante canadense juntou-se ao grupo de novatos convocado às pressas para resgatar os pupilos originais do Professor Xavier, capturados por Krakoa, a Ilha Viva[2]. A partir daí o nome Wolverine passou a estar definitivamente ligado à equipe.

Inicialmente apenas mais um no grupo, Wolverine começou a ganhar força com a saída do desenhista Dave Cockrum – cujo X-Men favorito era o alemão Noturno –e a entrada de John Byrne nos desenhos. O jeito despojado, a atitude confiante, e, por vezes, arrogante, a coragem e a fúria assassina do baixinho mais invocado dos quadrinhos cativou os leitores, elevando-o ao patamar de celebridade.

Juntamente com o Justiceiro, Demolidor, Hulk, Superman, Batman, Tocha Humana, Homem-Aranha, Homem de Ferro e o Capitão América, Wolverine está entre os personagens de histórias em quadrinhos mais famosos e populares da atualidade.

Sua juventude, um dos grandes mistérios do Universo Marvel, só foi revelado na mini-série publicada no Brasil com o título de Origem (Originalmente em inglês). Essa história enfim lançou luzes sobre o passado de Logan, já que Barry Windsor-Smith, artista que recebeu primeiramente essa incumbência, se concentrou em mostrar a experiência no qual Logan foi cobaia do Programa Arma X, quando teve implantado o metal Adamantium em seus ossos. Apesar do belíssimo trabalho, Barry também acabou atrasando os prazos, obrigando o autor regular dos X-Men na época (Chris Claremont) a não poder tentar esclarecer a curiosidade dos fãs.

O nome Wolverine foi retirado de uma animal natural do Canadá, trata-se de uma pequeno mamifero também conhecido como carcaju, possui cerca de 40cm e que possui fortes garras que ficam escondidas. Quando acuado o carcaju ou wolverine exibe as garras e ataca até animais muito maiores e mais fortes que ele. Conta uma lenda indigena canadense que o carcaju é imortal.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Hulk

Hulk
http://www.gistudios.com/images/Artists/Atkins/Marvel_Hulk.jpg
Dados sobre publicação
Publicado por Marvel Comics
Primeira aparição The Incredible Hulk #1 (Maio de 1962)
Criado por Stan Lee
Jack Kirby
Características do personagem
Alter ego Robert Bruce Banner
Espécie Humano
Afiliações Vingadores
Defensores
Os Cavaleiros do Apocalipse
Ocupação Desempregado, formado como físico nuclear.
Base de operações Móvel
Parentesco Brian Banner (pai, falecido)
Rebecca Banner (mãe, falecida)
Jennifer Walters (prima)
Codinomes conhecidos Cicatriz Verde
Gigante Esmeralda
Guerra
Habilidades Força física potencialmente ilimitada, resistência, agilidade e velocidade sobrehumanas, regeneração expontânea, resistência contra magia e mental, comunicação com formas astrais.

Origens do personagem

Na história original dos quadrinhos, o Hulk é o selvagem e poderoso alter-ego do Dr. Robert Bruce Banner, um cientista que foi atingido por raios gama enquanto salvava um adolescente durante o teste militar de uma bomba por ele desenvolvida. Este adolescente, Rick Jones, tornou-se companheiro de Banner, ajudando-o a manter o Hulk sob controle e mantê-lo longe dos ataques dos militares, que viam a criatura como uma ameaça.

Ao invés de perecer pela radiação, o cientista foi condenado a uma vida compartilhada com o seu lado mais obscuro, o também chamado Golias Verde. Originalmente, a cor do personagem era cinza, mas, por problemas na hora da impressão dos quadrinhos (a gráfica não conseguia acertar a tonalidade), ele apareceu num tom esverdeado, fazendo com que o Hulk passasse a ser o "Gigante Esmeralda" que conhecemos desde o início.


Outro fato interessante é que, nas primeiras histórias, a transformação de Banner em Hulk ocorria apenas à noite, como se isso fosse alguma maldição similar à dos lobisomens. Porém, em pouco tempo, Kirby e Lee chegaram a um acordo e o Hulk passou a surgir toda vez que o Dr. Banner ficava irado e despertava em si seu lado mais selvagem.

Pode-se afirmar que os seus dois criadores se inspiraram fortemente no clássico livro de Robert Louis Stevenson, The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde (no Brasil, Dr. Jekyll e Sr. Hyde ou, também, O Médico e o Monstro).

Poderes e habilidades

  • Força Física: a força do Hulk não possui um limite estabelecido, atingindo níveis inacreditáveis. Com ela ele também pode pular enormes distâncias e usar sua palmada sônica. Ele conseguiu destruir o corpo "físico" do ser conhecido como Massacre.
  • Resistência Física: o Hulk possui uma das maiores resistências das HQs, a ponto de sobreviver no espaço, sobreviver a altíssimas ou baixíssimas temperaturas, sobreviver no fundo do Oceano, sobreviver a explosões nucleares, e mesmo ao efeito Super-Nova.
  • Fator de Cura: Considerado um dos melhores fatores de cura do Universo Marvel,igualando- se com o de Deadpool e maior do que o de Wolverine, o Hulk, quando tem sua integridade física atingida, é capaz de se regenerar quase que imediatamente sem sequelas. Podem ser citados como exemplos confrontos em que o mesmo teve a maior parte de sua massa muscular derretida (já foi dilacerada também) e se regenerou quase que instantaneamente.
  • Mediunidade: O Hulk apresenta uma sensibilidade que permite que o mesmo veja formas astrais como a do Dr. Estranho e certas pessoas falecidas como o falecido pai de Bruce Banner.
  • Resistência Mental: Devido as múltiplas personalidades e a complexidade da mente do Hulk, ele possui grande resistência a ataques mentais, sendo dificilmente vencido ou dominado por este tipo de ataque.

  • Amigos

  • Bereet (alienígena artista do planeta Krylor, 1ª aparição em Rampaging Hulk #1, em 1977)
  • Betty Banner (filha do General Ross, esposa Bruce Banner, acabou morrendo por radiação, 1ª aparição em Incredible Hulk #1, em 1962)
  • Dra. Angela Lipscombe: Ângela conheceu Bruce Banner quando ambos estavam frequentando o ensino médio, e eles começaram a namorar. Porém, ao terminarem o colegial, Ângela recebeu uma concessão de trabalho diplomado, mas Bruce não. Isso fez com que terminassem o namoro e parassem de se ver com regularidade (apesar de manterem a amizade).
  • Dra. Kate Waynesboro: Recebeu uma missão da S.H.I.E.L.D para atuar como assistente de Bruce Banner, no período em que este havia conseguido manter seu intelecto ao se transformar no Incrível Hulk. Porém, enquanto os dois estiveram juntos, surgiu um romance, que acabou "comprometendo a missão". Kate é uma agente treinada pela S.H.I.E.L.D., estando portanto qualificada na arte do combate e no uso de armas. Ela também tem conhecimento de radiação gama, graças a pesquisas que fez na época de escola.
  • Jarella (imperatriz do Reino Sub-atômico de K'ai, acabou morrendo soterrada, 1ª aparição em The Incredible Hulk #140 em 1971)
  • Jim Wilson (sobrinho do Falcão, acabou morrendo de AIDS 1ª aparição em Incredible Hulk Vol. 1 #131, em 1970)
  • Korg (da raça de Kronan, foi encontrado como prisioneiro em Sakaar, 1ª aparição em Journey into Mystery #83, em 1963)
  • Marlo Chandler Jones (chegou a ser namorada do Bruce Banner, 1ª aparição em Incredible Hulk #347, em 1988)
  • Miek (membro da raça insectóides do planeta Sakaar, 1ª aparição em Incredible Hulk v3 #92, em 2006)
  • Mulher-Hulk (recebeu transfusão de sangue do primo Bruce após um acidente de carro, 1ª aparição em Savage She-Hulk #1, em 1980)
  • Rick Jones (rapaz salvo dos raios gama pelo Dr. Bruce Banner, 1ª aparição em Incredible Hulk (vol. 1) #1, em 1962)
  • Sem-nome da Ninhada (única sobrevivente da Ninhada do planeta Sakaar, 1ª aparição em Incredible Hulk v3 #92, em 2006)
  • Dr. Leonard Samson (alterado geneticamente por raios gama, 1ª aparição em Incredible Hulk #141, em 1971)

Inimigos Principais

  • Abominável (alterado geneticamente por raios gama, 1ª aparição em Tales to Astonish #90, em 1967)
  • Anfíbio (alienígena do planeta Xantares, 1ª aparição em Tales to Astonish #73, em 1963)
  • Alienígenas (grupo formado por Encoraçado, Raio-X, Vetor, Vapor, 1ª aparição em Incredible Hulk #254, em 1980)
  • Bi-Fera (andróide com duas cabeças, 1ª aparição em Incredible Hulk #169, em 1973)
  • Brian Banner (bandido pai de Bruce Banner, 1ª aparição em Incredible Hulk Vol. 2 #312)
  • Bumerangue (criminoso com destresa em bumerangues, 1ª aparição em Tales to Astonish #81, em 1966)
  • Figurador (criados por cientistas do império de Skrull, 1ª aparição em Incredible Hulk #155, em 1972)
  • Flux (soldado alterado geneticamente por raios gama, 1ª aparição em Incredible Hulk vol. 3 #17)
  • General Thaddeus E. "Thunderbolt" Ross (general das forças aéreas dos EUA, 1ª aparição em Incredible Hulk #1, em 1962)
  • Glob (criminoso caiu em um pântano com lixo radioativos, 1ª aparição em Incredible Hulk vol. 2 #121, em 1969)
  • Glorian (1ª aparição em Incredible Hulk #190, em 1975)
  • Homem-Absorvente (boxer e criminoso, absorve as propriedades dos objetos que encosta Journey Into Mistery 114, em 1965)
  • Homem-Radioativo (alterado por um bomba radioativa filiado a Thunderbolts, 1ª aparição em Journey into Mystery #93, em 1963)
  • Humanóides (exército de homens-borracha super-fortes, virtualmente imunes a impactos comandados pelo Lider)
  • Líder (alterado geneticamente por raios gama, 1ª aparição em Tales to Astonish v1 #62, em 1964)
  • Louco (alterado geneticamente por raios gama, 1ª aparição em Hulk Incredible #364)
  • Maestro (alter ego de um futuro imperfeito de Bruce Banner, 1ª aparição em The Incredible Hulk vol.2, #401)
  • Martelo & Bigorna (prisioneiros foragidos que receberam poderes de um alienígena, 1ª aparição Hulk #182, em 1974)
  • Meia-Vida (alterado geneticamente por raios gama, 1ª aparição The Incredible Hulk vol. 1 #334)
  • Mestre das Galáxias (entidade cósmica bio-mecânica, 1 aparição em The Incredible Hulk #111, em 1969)
  • Modok (organismo mental projetado somente para a matança, 1ª aparição em Tales of Suspense #94, em 1967)
  • Wendigo (monstro canibal filiado a Weapon P.R.I.M.E., 1ª aparição em Incredible Hulk #162, em 1973)
  • Tyrannus (cientista viajante do tempo, alega ser mago na antiga Roma, 1ª aparição em Incredible Hulk vol. 1, #5, em 1963)
  • Zzzax (mostro de eletricidade alimentado por mentes humanas, 1ª aparição em The Incredible Hulk #166, em 1973)

Inimigos secundários

  • Caças-Hulk
  • Gárgula
  • General Ryker
  • Igor Drenkov
  • Major Glenn Talbot
  • Omnibus
  • Peciemal
  • Pompons Coletivos
  • Speedfreak

Aliados

  • Sasquatch (mutante filiado a Alpha Flight, 1ª aparição em Uncanny X-Men #120, em 1979)
  • Sentinela (garoto franzino e viciado em drogas tomou o soro do super soldado, 1ª aparição em The Sentry #1, em 2000)

Outros oponentes

  • Avalanche (mutante terrorista filiado a Irmandade de Mutantes, 1ª aparição em Uncanny X-Men #141, em 1981)
  • Caveira Vermelha (nazista que quer conquistar o mundo, 1ª aparição em Captain America Comics #1, em 1941)
  • Dr. Destino (ciborgue místico, 1ª aparição em Fantastic Four #5, em 1962)
  • Dr. Octopus (fundido a braços mecânicos, 1ª aparição em Amazing Spider-Man #3, em 1963)
  • Fanático (mutante alterado por misticismo filiado a Irmandade de Mutantes, 1ª aparição em X-Men #12, em 1965)
  • Homem-Areia (alterado geneticamente por radioatividade, 1ª aparição em Amazing Spider-Man #4, em 1963)
  • Rino (fundido a um super-traje, 1ª aparição em The Amazing Spider-Man #41, em 1966)

sábado, 24 de outubro de 2009

Gata Negra Felicia Hardy



Gata Negra





Dados sobre publicação

Publicado por Marvel Comics

Primeira aparição Amazing Spider-Man #194
(Julho de 1979)

Criado por Marv Wolfman
Keith Pollard

Características do personagem

Alter ego Felicia Hardy

Espécie Humana

Terra natal Queens, Nova York, E.U.A.

Afiliações Heróis de Aluguel

Base de operações Nova York, E.U.A.

Habilidades Manipulação das probabilidades (a "maldição do azar")
Força e Agilidade Super-Humanas
Visão Noturna


Foto: Reprodução

Gata Negra (Black Cat em inglês) é o alter-ego da personagem de HQ Felícia Hardy, do universo do super-herói Homem-Aranha. Na primeira aventura publicada no Brasil, seu nome foi Mulher-Gato. Depois foi trocado para evitar confusão com a vilã de Batman. Seu uniforme é todo preto, realmente baseado em uma "Gata Negra", tem cabelos brancos e compridos, e é uma bela jovem. Sua temática no nome e aparência refere-se ao fato de ser "gatuna", ou seja, ladra, notadamente de jóias. Namorou o protagonista Homem-Aranha por algum tempo.


Histórico

Sua primeira aparição foi em Amazing Spider-Man (Vol. 1), número 194, em 1979. Criada por Marv Wolfman e Keith Pollard. Após a morte de Gwen Stacy, das novas personagens femininas surgidas na série, foi a primeira candidata à namorada do Homem-Aranha a fazer relativo sucesso. O romance acabou prejudicado quando ficou claro para os leitores que ela era atraída pelo super-herói e não pela sua identidade civil, do comum Peter Parker.

Felicia Hardy cresceu como uma patricinha mimada, seguindo os passos de seu amado pai Walter em todos os sentidos. Quando ele desapareceu, a mãe de Felicia disse a ela que seu pai havia morrido em um acidente de avião. Posteriormente Felicia acabou descobrindo a verdade: Walter Hardy era um dos ladrões de jóias mais procurados do mundo, mas acabou sendo capturado. Ele ainda estava vivo, mas cumprindo pena na prisão.

Determinada a continuar seguindo os passos do pai, Felicia iniciou um rigoroso esquema de treinamento físico que aumentou sua força, resistência e agilidade. Ela também aprendeu técnicas para arrombar fechaduras e cofres, e se tornou mestra em artes marciais.

Isto levou anos, mas Felicia demonstrou grande talento e superou seu pai em cada movimento, aprendendo todos os seus truques. Quando soube que seu pai encontrava-se muito doente, ela criou um visual próprio se vestindo com um uniforme de Gata Negra. Acreditando que ele deveria morrer em seu próprio leito, ela invadiu a prisão e o resgatou, levando-o de volta para casa, despistando o Homem-Aranha no processo. Após enfrentar o Homem-Aranha várias vezes, acabou por ter uma relação de parceria com ele. Mas, após ter lutado contra o Doutor Octopus, e quase morrido, o Homem-Aranha resolveu se afastar dela pelo fato de ela não ter poderes. Ela resolve pedir ajuda para consegui-los, mas é enganada pelo Rei do Crime, que lhe dá o poder de causar azar em quem ela toca e com quem ela convive.

Beneficiada pela “maldição do azar”, ou forçada a contar apenas com seus dotes atléticos, esta talentosa ladra é problema na certa.

Abandonando sua carreira criminosa, a perigosa felina Felicia Hardy se apaixonou pelo Homem-Aranha e passou a acompanhá-lo em sua cruzada heróica — embalando o Cabeça-de-Teia em sua doce patinha.

http://i.newsarama.com/preview_images/wiz-philly-09/asm606_cov.jpg

Mas quando seu relacionamento termina, ela prova ser verdadeira a antiga superstição: É sinal de azar quando um gato negro cruza seu caminho!

Ela se junta novamente ao Homem-Aranha, porém seus poderes eram um problema. Para conseguir se livrar desta maldição, recebeu ajuda do Doutor Estranho. Depois disso, ela desapareceu. Na serie The Spectacular Spider-Man, a dublagem brasileira a traduziu erroneamente como "Mulher-Gato", embora no original seja chamada de "Black Cat"(mas na segunda temporada isso foi corrigido)

No campo amoroso, quem roubou o coração da beldade foi o espetacular Homem Aranha. Que inveja! Mas há um transtorno psicológico nessa relação: a Gata Negra não tem sentimentos pelo Peter Parker, mas apenas pelo herói. Isso é o fetiche levado às últimas! Mas tem o lado bonito também: ambos floresceram uma confiança muito verdadeira e se ajudaram até onde alcançavam os seus poderes. Uma passagem muito linda foi quando Felicia, baleada e esfaqueada, foi salva pelo Homem Aranha, que a levou para o hospital e acompanhou toda a cirurgia ao lado da sua cama. Mesmo depois de tantos momentos de cumplicidade junto ao Aranha, inclusive confiar a sua identidade secreta, a relação de Peter e Felicia acabou miando. A mulher pode até ser gata, mas ser uma fonte de mal-agouro também é pedir demais, né? O relacionamento teve suas idas e vindas, contratempos e foi virando aquela bola de pêlos... até que o Senhor das Teias e a Gata Negra se separaram, cada um pro seu caminho.
Depois disso a nossa deliciosa gatinha ficou meio apagada nos quadrinhos do Aranha, embelezando uma ou outra revistinha. Participação animal ela teve ao lado do Wolverine (ele mesmo!), em 2000. Mas como manipular o destino é a sua especialidade, a bichana não se contentou em lamber pingos de fama e foi ganhar notoriedade em Spider-Man/Black Cat: o mal que os homens fazem.

Alinhar ao centro

Escaldada de romances tortuosos e aparições minguadas, Black Cat lutou com garra e sensualidade na Guerra Civil (A Iniciativa). E não é que Misty Kinght a acusava de lutar apenas por dinheiro? Mas que povinho invejoso, meu Deus do céu! E como inveja pouca é bobagem, Black Cat escalou até o topo do seleto grupo de super heroínas: Marvel Divas. Aí, sim, é o seu lugar! Ao lado de beldades como Hellcat, outra mulher gatíssima!

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Venom

Dados sobre publicação
Publicado por Marvel Comics
Primeira aparição Amazing Spider-Man #252 (como Simbionte Alienígena
Amazing Spider-Man #300 (como Venom)
Amazing Spider-Man #569 (como Anti-Venom)
Criado por David Michelinie
Todd McFarlane
Características do personagem
Alter ego Eddie Brock
Espécie Humano ligado à simbionte alienígena
Terra natal Nova York
Afiliações Sexteto Sinistro
Ocupação Jornalista
Base de operações Nova York.
Parentesco Anne Weying (esposa)
Inimigos Homem-Aranha
Habilidades o simbionte alienígena deu a Eddie Brock poderes similares aos do Homem-Aranha (de forma ampliada), além de:
  • Teias Orgânicas;
  • Fator de Cura;
  • Imunidade ao "sentido de aranha" de Peter Parker.



Venom é o codinome de Eddie Brock, um personagem das histórias em quadrinhos do Universo Marvel, publicadas pela Marvel Comics. É um dos mais famosos inimigos do Homem-Aranha, tendo aparecido vários outros personagens com poderes similares aos seus ao longo dos anos.


Biografia do Personagem

Venom é o ser resultante da simbiose entre uma criatura alienígena e o jornalista Eddie Brock. Apesar de já ter tido mini-séries próprias, a maioria de suas aparições é como inimigo do personagem Homem-Aranha. A característica marcante de Venom, além do uniforme negro, é a desproporcional e assustadora mandíbula, desenhada no traço de Todd MacFarlane. Antes de fundir-se ao simbionte e tornar-se o Venom, Eddie Brock era um repórter do jornal O Globo Diário.

A origem do simbionte alienígena foi mostrada no evento intitulado Guerras Secretas, quando foi usado como "uniforme" pelo próprio Homem-Aranha (que então não sabia que este era uma criatura viva). O "uniforme", totalmente negro e com propriedades regenerativas e adaptativas aumentava as habilidades de Peter Parker, mas também potencializava sua agressividade.Assim, ao descobrir a real natureza de seu "uniforme", o Homem-Aranha livrou-se do alienígena (ao, inadvertidamente, ser beneficiado pela fraqueza a ondas sonoras do simbionte).

Mais tarde, o simbionte acabou caindo sobre Eddie Brock, um jornalista fracassado do Globo Diário, que culpava o herói aracnídeo pela sua ruína. Sentindo o ódio de Brock por seu inimigo, o simbionte ligou-se ao seu corpo, formando um ser de mente composta chamado Venom. Um ser com um único objetivo: matar o Homem-Aranha.


O motivo do ódio de Eddie Brock

Esta história foi revelada na edição de nº 105 da revista do Homem-Aranha, publicada em 1992 pela Editora Abril. Brock havia escrito a biografia de um homem que dizia ser o vilão Devorador de Pecados, e a notícia foi um sucesso para o seu jornal, o Globo Diário. Mas pouco depois o Homem-Aranha derrotou o verdadeiro vilão e sem querer provou que a reportagem de Eddie não passava de histórias imaginárias de um doente mental. Com isso, o Globo Diário foi ridicularizado e Eddie despedido.

A partir de então, Eddie apenas pensava em se vingar do herói, porém, sendo um humano comum, não teria chances contra o herói aracnídeo. Depois de tudo, pensou em suicidar-se, mas suicídio seria um pecado inaceitável para ele, um homem católico. E quando Eddie estava rezando para obter paz na Catedral da Virgem Maria, em Manhattan, que curiosamente foi o mesmo local da separação de Peter Parker com o Simbionte, o alienígena uniu-se a Brock, acabando com sua angústia, dando-lhe quase todos os poderes do Homem-Aranha e lhe contando a identidade secreta do herói. Assim nasceu Venom. No decorrer deste episódio, foi revelado que o corpo musculoso de Eddie foi esculpido através de muito exercício: em sua casa, o ex-repórter fazia musculação quase que diariamente, com o intuito de ficar mais forte e menos estressado.


O primeiro confronto

Na edição de nº 105 (nº 300 da revista americana) deu-se também o primeiro confronto entre Venom e o Homem-Aranha. Para provocar o Homem-Aranha, Venom foi até o apartamento de Peter Parker e atormentou sua esposa Mary Jane. Depois, sem estar vestido com seu uniforme ,foi à Catedral da Virgem Maria e decidiu que seria perfeito se a morte do Homem-Aranha acontecesse ali, onde tudo começou, e então Venom fez ali sua primeira vítima: um jovem policial tentou prender Eddie Brock (Venom) por encontrá-lo sozinho na Catedral que estava fechada, deduzindo que Brock seria um procurado ladrão da caixa de esmolas da igreja. Então Eddie, tornando-se Venom, dominou o guarda com seu uniforme alienígena e o sufocou até a morte com o mesmo. Eddie lamentou ter feito tal coisa, mas acrescentou que ninguém devia se colocar entre ele e sua vingança.

Depois de tudo, aconteceu o confronto entre Venom e o Homem-Aranha. O herói ainda trajava seu uniforme negro (como pode ser mostrado aqui, na imagem do Homem-Aranha com o uniforme negro pela capa da revista americana), feito de tecido comum e idêntico ao simbionte, e foi ao encontro de Venom com a arma sônica que Reed Richards utilizou para neutralizar o simbionte. Devido ao sentido de aranha ser inútil contra o simbionte, Venom não teve problemas em surpreender o Homem-Aranha e o lançar dentro de um prédio abandonado no bairro nova-iorquino do Bronx, e antes de começarem a luta, Eddie contou ao herói toda a sua história (mostrada na seção "O motivo do ódio de Eddie Brock"). Por trajarem o mesmo uniforme negro, tanto o herói quanto o vilão possuíam aparências quase idênticas durante a luta.

O Aranha compreeendeu que seu sentido de aranha não funcionaria contra Venom e que o vilão era bem mais forte, porém mais lento. Assim o herói conseguiu disparar um tiro com sua arma sônica em Venom e o derrubou, porém ao hesitar em disparar um tiro fatal no simbionte (pois temia matar também a Eddie Brock), o herói foi dominado por Venom e aprisonado pelas teias do vilão no sino da Catedral da Virgem Maria, para que fosse esmagado pelo pêndulo. Após conseguir se libertar, o herói se lembrou que as teias do simbionte eram orgânicas e deduziu que as teias de Venom tinham se acabado, quando as usou em grande quantidade para prender o herói. Assim, o Aranha conseguiu arremessar Venom do alto da Catedral, e como o vilão dependia de suas teias para não cair, despencou vários metros até a calçada, onde desmaiou. Depois o herói levou Venom até a sede do Quarteto Fantástico e o aprisionou lá até que fosse mandado para a prisão chamada Gruta, especial para super-vilões, de onde escaparia mais tarde. Logo depois, atendendo um pedido de sua esposa, o Aranha lançou seu uniforme negro numa lareira, pois ela ficou atemorizada com tal uniforme depois de ser atormentada por Venom, e Peter também compreendeu que não desejava trajar o mesmo uniforme de um assassino.

O motivo de Eddie não ter revelado a identidade secreta do Homem-Aranha foi revelado no segundo confronto entre os dois (em Homem-Aranha 114, Dez. de 1992): Eddie disse a Peter Parker que não queria concorrência pela cabeça do Homem-Aranha, o que com certeza aconteceria se todos os outros vilões a conhecessem.

Apesar de ser, sem sombra de dúvidas, um vilão e ter óbvias tendências psicóticas, Venom se considera um defensor dos inocentes, vendo o Homem-Aranha como o responsável por sua ruína pessoal.[1]. Algumas histórias, em que o Aranha sequer aparece, focam mais esse aspecto de anti-herói. Venom inclusive já realizou tarefas pro departamento de defesa dos Estados Unidos em troca da comutação de uma pena de morte. Em suas primeiras histórias, Venom mata várias pessoas, pois segundo ele ninguém deve ficar entre ele e sua vingança, porém sempre se lamentando após fazê-lo, e dizendo que "várias vidas foram tiradas, menos a que mais merece". Entretanto, o personagem não hesita em atentar contra a vida ou propriedade alheia se isso for causar sofrimento ao seu maior inimigo, o Homem-Aranha. E também já se uniu algumas vezes ao herói para derrotar o terrível Carnificina.

Escolhidos os roteiristas do filme do Venom


Nos tempos atuais

Atualmente, Eddie Brock não é mais hospedeiro do simbionte alienígena, e após sofrer outra fantástica transformação, é conhecido como o vigilante [[Anti-venom]], ou Venom Branco

Anti-Venom apareceu no Brasil pela 1º vez na revista em quadrinhos da editora panini comics "homem-aranha" de edição nº93 (setembro de 2009).

Em breve ele estara aqui no museu do heroi.

Poderes e Habilidades

O Simbionte Alienígena deu à Eddie Brock poderes similares aos do Homem-Aranha, como força, resistência, agilidade e reflexos ampliados (porém, de forma ampliada). Além disso, o vilão possui a capacidade de lançar teias orgânicas, fator de cura acelerada e imunidade ao "sentido de aranha" de Peter Parker. Além disso, o vilão tem também capacidade transmórfica limitada, graças às características do simbionte.