sábado, 24 de outubro de 2009

Gata Negra Felicia Hardy



Gata Negra





Dados sobre publicação

Publicado por Marvel Comics

Primeira aparição Amazing Spider-Man #194
(Julho de 1979)

Criado por Marv Wolfman
Keith Pollard

Características do personagem

Alter ego Felicia Hardy

Espécie Humana

Terra natal Queens, Nova York, E.U.A.

Afiliações Heróis de Aluguel

Base de operações Nova York, E.U.A.

Habilidades Manipulação das probabilidades (a "maldição do azar")
Força e Agilidade Super-Humanas
Visão Noturna


Foto: Reprodução

Gata Negra (Black Cat em inglês) é o alter-ego da personagem de HQ Felícia Hardy, do universo do super-herói Homem-Aranha. Na primeira aventura publicada no Brasil, seu nome foi Mulher-Gato. Depois foi trocado para evitar confusão com a vilã de Batman. Seu uniforme é todo preto, realmente baseado em uma "Gata Negra", tem cabelos brancos e compridos, e é uma bela jovem. Sua temática no nome e aparência refere-se ao fato de ser "gatuna", ou seja, ladra, notadamente de jóias. Namorou o protagonista Homem-Aranha por algum tempo.


Histórico

Sua primeira aparição foi em Amazing Spider-Man (Vol. 1), número 194, em 1979. Criada por Marv Wolfman e Keith Pollard. Após a morte de Gwen Stacy, das novas personagens femininas surgidas na série, foi a primeira candidata à namorada do Homem-Aranha a fazer relativo sucesso. O romance acabou prejudicado quando ficou claro para os leitores que ela era atraída pelo super-herói e não pela sua identidade civil, do comum Peter Parker.

Felicia Hardy cresceu como uma patricinha mimada, seguindo os passos de seu amado pai Walter em todos os sentidos. Quando ele desapareceu, a mãe de Felicia disse a ela que seu pai havia morrido em um acidente de avião. Posteriormente Felicia acabou descobrindo a verdade: Walter Hardy era um dos ladrões de jóias mais procurados do mundo, mas acabou sendo capturado. Ele ainda estava vivo, mas cumprindo pena na prisão.

Determinada a continuar seguindo os passos do pai, Felicia iniciou um rigoroso esquema de treinamento físico que aumentou sua força, resistência e agilidade. Ela também aprendeu técnicas para arrombar fechaduras e cofres, e se tornou mestra em artes marciais.

Isto levou anos, mas Felicia demonstrou grande talento e superou seu pai em cada movimento, aprendendo todos os seus truques. Quando soube que seu pai encontrava-se muito doente, ela criou um visual próprio se vestindo com um uniforme de Gata Negra. Acreditando que ele deveria morrer em seu próprio leito, ela invadiu a prisão e o resgatou, levando-o de volta para casa, despistando o Homem-Aranha no processo. Após enfrentar o Homem-Aranha várias vezes, acabou por ter uma relação de parceria com ele. Mas, após ter lutado contra o Doutor Octopus, e quase morrido, o Homem-Aranha resolveu se afastar dela pelo fato de ela não ter poderes. Ela resolve pedir ajuda para consegui-los, mas é enganada pelo Rei do Crime, que lhe dá o poder de causar azar em quem ela toca e com quem ela convive.

Beneficiada pela “maldição do azar”, ou forçada a contar apenas com seus dotes atléticos, esta talentosa ladra é problema na certa.

Abandonando sua carreira criminosa, a perigosa felina Felicia Hardy se apaixonou pelo Homem-Aranha e passou a acompanhá-lo em sua cruzada heróica — embalando o Cabeça-de-Teia em sua doce patinha.

http://i.newsarama.com/preview_images/wiz-philly-09/asm606_cov.jpg

Mas quando seu relacionamento termina, ela prova ser verdadeira a antiga superstição: É sinal de azar quando um gato negro cruza seu caminho!

Ela se junta novamente ao Homem-Aranha, porém seus poderes eram um problema. Para conseguir se livrar desta maldição, recebeu ajuda do Doutor Estranho. Depois disso, ela desapareceu. Na serie The Spectacular Spider-Man, a dublagem brasileira a traduziu erroneamente como "Mulher-Gato", embora no original seja chamada de "Black Cat"(mas na segunda temporada isso foi corrigido)

No campo amoroso, quem roubou o coração da beldade foi o espetacular Homem Aranha. Que inveja! Mas há um transtorno psicológico nessa relação: a Gata Negra não tem sentimentos pelo Peter Parker, mas apenas pelo herói. Isso é o fetiche levado às últimas! Mas tem o lado bonito também: ambos floresceram uma confiança muito verdadeira e se ajudaram até onde alcançavam os seus poderes. Uma passagem muito linda foi quando Felicia, baleada e esfaqueada, foi salva pelo Homem Aranha, que a levou para o hospital e acompanhou toda a cirurgia ao lado da sua cama. Mesmo depois de tantos momentos de cumplicidade junto ao Aranha, inclusive confiar a sua identidade secreta, a relação de Peter e Felicia acabou miando. A mulher pode até ser gata, mas ser uma fonte de mal-agouro também é pedir demais, né? O relacionamento teve suas idas e vindas, contratempos e foi virando aquela bola de pêlos... até que o Senhor das Teias e a Gata Negra se separaram, cada um pro seu caminho.
Depois disso a nossa deliciosa gatinha ficou meio apagada nos quadrinhos do Aranha, embelezando uma ou outra revistinha. Participação animal ela teve ao lado do Wolverine (ele mesmo!), em 2000. Mas como manipular o destino é a sua especialidade, a bichana não se contentou em lamber pingos de fama e foi ganhar notoriedade em Spider-Man/Black Cat: o mal que os homens fazem.

Alinhar ao centro

Escaldada de romances tortuosos e aparições minguadas, Black Cat lutou com garra e sensualidade na Guerra Civil (A Iniciativa). E não é que Misty Kinght a acusava de lutar apenas por dinheiro? Mas que povinho invejoso, meu Deus do céu! E como inveja pouca é bobagem, Black Cat escalou até o topo do seleto grupo de super heroínas: Marvel Divas. Aí, sim, é o seu lugar! Ao lado de beldades como Hellcat, outra mulher gatíssima!

0 comentários: