sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Mancha Solar Roberto da Costa

Mancha Solar

Dados sobre publicação
Publicado por Marvel Comics
Primeira aparição Marvel Graphic Novel #4: The New Mutants (1982)
Criado por Chris Claremont
Bob McLeod
Características do personagem
Alter ego Roberto da Costa
Espécie Humano Mutante
Terra natal Rio de Janeiro, Brasil
Afiliações X-Men
Costa International
Clube do Inferno
Novos Mutantes
X-Force
Corporação X
Codinomes conhecidos Lord Imperial
Torre Negra
Rei Negro
Habilidades Absorção solar e redirecionar;
Força sobrehumana;
Voo;
Projeção de calor e luz.

A pedido de Higgo, Roberto da Costa o Mancha Solar primeiro brasileiro da marvel.

Mancha Solar (Sunspot, em Inglês) é o alter-ego de Roberto da Costa, é um personagem de história em quadrinhos da editora Marvel Comics que faz parte do universo Marvel. Foi criado em 1982 por Chris Claremont e Bob Mcleod, surgindo na revista Marvel Graphic Novel 4: New Mutants e foi provavelmente o primeiro personagem brasileiro da Marvel Comics. Fez parte das equipes Novos Mutantes e X-Force. Em (2005) ele foi o presidente do Clube do Inferno.
http://media.comicvine.com/uploads/0/229/84847-174079-sunspot_super.jpg

História

Ele nasceu no Rio de Janeiro, Brasil, e manifestou suas habilidades mutantes pela primeira vez num jogo de futebol. Seu pai é um megaempresário.Roberto é um jogador de futebol de nível profissional, que chegou a ser cotado para uma escalação nas olimpíadas. Seus poderes se manifestaram pela primeira vez durante uma briga entre seu time e um outro. Dada a situação, as notícias de sua natureza mutante se espalharam rapidamente, chamando a atenção de Donald Pierce, um membro do Clube do Inferno com tendências antimutantes. Ele enviou mercenários para que sequestrassem a namorada de Roberto, Juliana Sandoval. Ela foi usada como isca para atrair Roberto para uma emboscada.Roberto estava prestes a ser morto pelos mercenários quando foi salvo por Karma e Miragem. Juliana morreu durante esse confronto tentando proteger o namorado de um disparo.

Mancha Solar perseguiu Donald Pierce em busca de vingança, junto de Karma e Miragem. Mais tarde foram acompanhados por Lupina e Míssil. Depois que Pierce fugiu, O Professor Charles Xavier se ofereceu para treinar os cinco mutantes. Eles se tornaram os Novos Mutantes, uma equipe à parte dos X-Men que estava mais focada em aprender a controlar seus poderes do que em combater ameaças (ao menos, a princípio).

Mancha Solar só recebeu o poder de disparar rajadas energéticas concussivas depois de ter sua capacidade de absorção sobrecarregada artificialmente pelo vilão Gedeão. Com concussiva quer-se dizer que provoca dano apenas pelo impacto, não pelo calor.


http://thefaust.files.wordpress.com/2009/10/427px-sunspot_004.jpg

Poderes e Habilidades

Ele é um mutante com o poder de absorção de energia solar e converte-la em grande força corporal e resistência: nessa forma é capaz de voar e emitir rajadas de plasma negro. Quando usa seus poderes seu corpo se envolve em chamas negras (lembrando que preto é a cor que mais absorve calor) e seus olhos se tornam brilhantes. Nessa forma solar, Roberto também adquire super-força, mas sua vulnerabilidade não sofre alteração e por isso ele pode ser ferido como um ser humano qualquer (Isso se chama energização solar física). A origem dessa força descomunal nunca foi explicada.

http://www.comicbookmovie.com/images/users/uploads/8073/sunspot.jpg

Incongruências

Como é comum com personagens estrangeiros ou que não tenham uma trajetória relativamente longa, a cronologia de Mancha Solar comporta várias inconsistências. A maioria pode ser explicada de uma ou outra forma, mas não de maneira realmente convincente.

  • Roberto já apareceu diversas vezes falando em espanhol no lugar de português (esse erro é recorrente em outras personagens brasileiras da Marvel).
  • Os nomes dos times de futebol citados nos roteiros tem um tom ilustrativo só comum em outros países da América Latina (como o Strongest da Bolívia e o Pumas do México). No Brasil os times são geralmente nomeados em homenagem ao bairro ou cidade sede (São Paulo, Ponte Preta).
  • Algumas histórias dizem que ele nasceu em São Paulo. Na sua estréia ele é descrito como natural do Rio de Janeiro.
  • Alguns nomes de pessoas e lugares são de origem hispânica, como a Escola Vilár, onde Roberto estudou.

http://yourfriendandy.files.wordpress.com/2009/08/sunspot.jpg

0 comentários: