Heroic Age

Na Marvel, passada a Invasão Secreta, é época de Reino Sombrio, com Norman Osborn reunindo vilões do calibre de Loki e Dr. Destino em um plano de tomar o controle do mundo em suas mãos, passando a perseguir os heróis. Já na DC, após o Mal vencer em Crise Final, começam os preparativos para a Noite Mais Densa, com alguns prólogos já sendo publicados em algumas revistas mensais, envolvendo Cicatriz, dos Guardiões de OA. Com publicação prevista para o segundo semestre, A Noite traz os mortos de todo o universo se rebelando contra os vivos, provocando a união forçadas diversas tropas de lanternas.

Enquanto para os leitores brasileiros das duas editoras, ambas publicadas pela Panini Comics, entram em uma fase negra, os leitores americanos estão prestes a vivenciar um tempo de boas novas, refletindo aquele velho ditado de que é sempre mais escuro antes de amanhecer (The Dark Knight feelings). Continue a leitura, mas se prepare para spoilers.

Para os leitores da Casa das Idéias, passada a derrocada de Osborn na saga Siege (que está sendo publicada, nos EUA), é chegada a Heroic Age, em maio, com os heróis reassumindo seus papéis no mundo, sem se preocuparem em serem presos junto aos criminosos que acabaram de capturar. Todas as revistas dos Vingadores nos Estados Unidos serão canceladas, sendo lançada Avangers, nova mensal sob o comando de Brian Micheal Bendis.

A Marvel liberou a imagem que ilustra este artigo, mas não informou se os heróis alí retratados representam a nova era da editora ou farão parte da nova equipe, que será comandada pelo Capitão América, Thor e Homem de Ferro, numa clara antecipação ao futuro filme dos Vingadores. Note-se que, com exceção do gorila da Fundação Atlas e de Bucky Barners, o novo Capitão, todos já integraram formações clássicas da equipe. Já Barners fez parte do último grupo conhecido como Novos Vingadores.

Enquanto isto, na Distinta Concorrência, enquanto tivermos a série quinzenal em 26 edições,The Brighetest Day, a ser lançada em abril, que contará os efeitos da Noite Mais Densa, várias revistas mensais também sentirão os efeitos da nova fase, como Liga da Justiça, Titãs (que trará uma equipe liderada pelo vilão Exterminador), Tropa dos Lanternas Verdes, Lanterna Verde (que aparentemente trará um novo grupo de Guardiães do Universo, formado por Hal Jordan, Sinestro, dentre outros) e, finalmente, o novo título do Flash, com a mesma equipe de Adventure Comics (que deve ser publicada no Brasil nos próximos meses, na revista Superman e Batman), Geoff Johns e Francis Manapul.

As editoras, que adotaram um tom mais sombrio na última década, o que aconteceu com boa parte da cultura americana depois dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, parecem estar querendo dar uma folga aos leitores. É possível conciliar o realismo, urgência e perigo nas histórias atuais com um ar mais heróico a seus personagens, que, afinal de contas, são super-heróis.