sábado, 6 de março de 2010

Os Uniformes do Aranha

Ao lado do nome e da logomarca, o uniforme é um dos signos que identifica um super-herói e constituí sua imagem. Nesses 45 anos de história, o Homem-Aranha já possuiu inúmeras versões de sua roupa, que duraram algumas edições ou até alguns anos.

Materia lá do Judao e omelete



Universo Marvel (Terra-616)
Lutador sem nome
Amazing Fantasy #15 (Agosto de 1962)




Após ganhar os poderes de aracnídeo, Peter Parker fez sozinho um uniforme para ganhar uns trocados. Esta improvisação durou até o personagem conseguir os primeiros 100 dólares e criar o famoso uniforme azul e vermelho.



Uniforme clássico
Amazing Fantasy #15 (Agosto de 1962)




Este é o uniforme clássico do Homem-Aranha, que apareceu logo na primeira história do herói, em Amazing Fantasy #15. Apesar de o personagem ser creditado como co-criação do artista Steve Ditko, o layout deste uniforme foi criado por ninguém menos que Jack Kirby, um dos principais desenhistas da história das HQs. Como Kirby não conseguiu fazer um Peter Parker franzino como Stan Lee queria, coube a Ditko terminar a concepção do personagem.

Apesar de algumas variações de desenhista para desenhista, a roupa permanece a mesma até hoje e foi retratada com fidelidade na série de filmes para o cinema, como também no Ultiverso (lar da versão Ultimate do Homem-Aranha) e nas revistas do selo Marvel Adventures.



Uniforme negro
The Amazing Spider-Man #252 (Maio de 1984)




Como parte do crossover Guerras Secretas, de 1984, a Marvel lançou um novo uniforme para o Cabeça de Teia. Todo negro e com apenas uma enorme aranha branca no peito, o novo uniforme dividiu a opinião dos fãs e durou quatro anos.

A estranha roupa surgiu quando Peter Parker estava com outros super-heróis na Guerra Secreta criada pelo vilão Beyonder. Já de volta a vida normal, Parker descobriu com a ajuda de Reed Richards que tal uniforme era na verdade um simbionte alienígena.

Para evitar mais problemas, o herói se livrou dela, mas continuou usando uma roupa praticamente igual, só que feita de tecido. A fase do uniforme negro só terminou quando o simbionte se aliou a Eddie Brock, dando origem ao vilão Venom. Por um pedido de Mary Jane, Parker voltou ao velho estilo criado por Jack Kirby.



Homem-Vergonha
The Amazing Spider-Man #258 (Novembro de 1984)




Logo após deixar o uniforme simbiótico nas mãos de Reed Richards, Peter Parker precisou da ajuda do Tocha Humana para não andar pelado por aí. O integrante do Quarteto Fantástico então deu um velho uniforme do grupo para o amigo, junto com um saco para esconder o rosto dos curiosos.



Cósmico-Aranha
The Spetacular Spider-Man #158 (Dezembro de 1989)




Durante o arco Atos de Vingança, o Homem-Aranha teve o corpo possuído pelo Capitão Universo, surgindo a roupa que vocês estão vendo.



Aranha-Fênix
Spider-Man #25 (Agosto de 1992)




Provavelmente esta não é muito lembrada pelos fãs. Em uma história co-estrelada pelo grupo mutante Excalibur, o Homem-Aranha ganhou temporariamente poderes parecidos com os da Fênix.



Armadura-Aranha
Web of Spider-Man #100 (Maio de 1993)




Na década de 90 das sagas fracas, o Homem-Aranha assumiu um novo uniforme, feito com aço e uma espécie de teia mais enrijecida. Efêmero, como muita coisa feita nessa época.



Aranha Escarlate
Web of Spider-Man #118 (Novembro de 1994)




Durante a Saga do Clone, Ben Reilly, o clone do Homem-Aranha, reapareceu em Nova York para visitar a Tia May, que estava mal de saúde. “Grandes poderes trazem grandes responsabilidades”, já dizia a velha máxima, sendo assim Reilly foi combater o crime como o super-herói Aranha Escarlate.

Além da jaqueta rasgada, que o diferencia bastante do uniforme habitual de Peter Parker, o Aranha Escarlate também tinha reservatórios extras com fluido de teia nos pulsos.



Uniforme negro 2
Spider-Man #58 (Maio de 1995)




Para enfrentar Kaine, o clone mal feito de Peter Parker, o Homem-Aranha foi obrigado a reutilizar velhos pedaços do uniforme negro combinados com outras roupas que encontrou pela frente. O resultado foi esse aí.



Uniforme do clone
Sensational Spider-Man #0 (Janeiro de 1996)




Quando pensou que era o verdadeiro Homem-Aranha, Ben Reilly criou um novo e moderno uniforme para o herói. Apesar de manter uma identidade com a roupa original, este novo visual possuía também uma enorme aranha negra no peito e os característicos reservatórios de teia nos pulsos. Para completar a transformação, Reilly tingiu os cabelos de loiros.

O uniforme deixou de ser usado após a morte de Reilly, mas uma variação dele é utilizada pela Garota-Aranha do Universo MC2.



Carnificina-Aranha
The Amazing Spider-Man #410 (Abril de 1996)




Ainda durante a Saga do Clone, Ben Reilly foi possuído pelo simbionte de Carnificina, se transformando em Carnificina-Aranha. O uniforme resultante da união dos dois foi exatamente isso, uma união das características visuais de ambos os personagens.



Uniforme anti-Electro
The Amazing Spider-Man #425 (Agosto de 1997)




Para combater os poderes do vilão Electro, o Homem-Aranha criou um novo uniforme, capaz de isolá-lo da eletricidade do adversário.



Aranha de Ferro
The Amazing Spider-Man #529 (Abril de 2006)




Logo após os efeitos da saga O Outro, Tony Stark, mais conhecido como o Homem de Ferro, desenvolveu um novo uniforme para o Homem-Aranha. Este novo uniforme possui várias geringonças, incluindo até quatro braços cibernéticos. Além disso, a roupa é também uma espécie de armadura, que consegue ser à prova de balas de até certo calibre.

Como o uniforme negro, esta nova versão também dividiu muitos fãs do super-herói. Para alguns, as cores e os apetrechos não condiziam com a concepção original do Aranha, para outros, a nova roupa estava bem enquadrada no padrão de hoje e trouxe um pouco de energia nova para o personagem.



Universo de Dinastia M (Terra-58163)
Homem-Aranha
House of M #2 (Julho de 2005)




No mundo (quase) perfeito criado pela Feiticeira Escarlate durante Dinastia M, Peter Parker nunca foi obrigado a enfrentar as mortes de Tio Ben e Gwen Stacy, além de ser adorado pela mídia e pela população.

Nessa versão, o Homem-Aranha usa um uniforme um pouco diferente do que estamos acostumados, mas matem o famoso esquema de cores com azul e vermelho.



Universo Marvel 2099 (Terra-928)
Homem-Aranha 2099
The Amazing Spider-Man #365 (Agosto de 1992)




Esqueça Peter Parker. Agora estamos falando de Miguel O”Hara, que assumiu o manto de Homem-Aranha 100 anos a frente do original. Este personagem fazia parte do finado Universo 2099 da Marvel, com histórias centradas no final do século XXI.

O que chama a atenção do uniforme de O”Hara é a substituição da aranha no peito por uma caveira estilizada.



Universo de Marvel 1602 (Terra-148611)
O Aranha
Marvel 1602 #1 (2003)




Em 2003 a Marvel lançou mais um de seus projetos audaciosos, que reinventaria todos os personagens na editora, só que agora vivendo no início do século XVII. Assim surgiu Marvel 1602, série em oito edições que também teve o seu Peter Parker, nesse caso chamado de Peter Parquagh.

Nesse universo, Parquagh é quase sempre picado pela aranha, mas isso nunca ocorre até o fim da primeira série. Em 1602: New World, o personagem assume a identidade do herói Aranha.



Universos desconhecidos
Homem-Aranha Sem Limites
Spider-Man Unlimited vol. 2 #1 (Dezembro de 1999; visto anteriormente no primeiro episódio da série animada)




Em 1999 o Homem-Aranha ganhou um novo desenho animado, como você já viu aqui no Judão. Junto com a nova série também veio um novo gibi, que trazia novas aventuras do Escalador de Paredes da Contra-Terra. O uniforme do Aranha da revista era igual ao do desenho, com um aspecto mais moderno e feito a partir de nanotecnologia. A nova revista (e o uniforme) acabou junto com o fim da série, após apenas seis edições.



Homem-Aranha Indiano
Spider-Man: India #1 (2004 na à�ndia, 2005 nos EUA)




Como seria se os indianos tivesse inventado o Homem-Aranha? Bom, não é preciso imaginar, já que eles já o fizeram. Isso aconteceu em 2004, quando a Ghotam, uma editora indiana, lançou a minissérie em quatro partes Spider-Man: India. Em 2005 as quatro revistas foram reunidas em um só especial, que foi lançado nos Estados Unidos.

Na versão indiana, o Homem-Aranha é Pavitr Prabhakar, um pobre garoto que vive em uma vila e se muda para Bombaim com a Tia Maya e o Tio Bhim. Só que quando o inescrupuloso Nalin Oberoi faz um ritual e tem o corpo possuído por um poderoso duende, Pavitr é abordado por um mestre ancião que dá a ele estranhos poderes de aranha.

Mas ainda havia algo para acontecer. Ao ver uma mulher pedindo por socorro, o Homem-Aranha não ajuda, mas volta atrás quando ouve o choro de seu próprio tio, que foi atacado ao tentar defender a mulher. Seja em Nova York ou em Bombaim, grandes poderes sempre trarão grandes responsabilidades…


Crise de Identidade

Acusado de matar um criminoso sufocando-o com sua teia, o Homem-Aranha é procurado pela polícia e uma infinidade de aventureiros fantasiados. Para poder obter as provas de sua inocência em paz e ciente de que assumir uma identidade nova com os mesmos poderes que tinha antes não enganaria ninguém, Peter Parker decide adotar quatro identidades novas ao mesmo tempo durante a saga batizada como "Crise de Identidade" (não confundir com o megacrossover DC homônimo), cada uma com seu respectivo (e pouco memorável) uniforme.



Sombra – durante a missão na Zona Negativa mencionada acima, o Aranha conhece o herói local denominado Dusk, que usava um uniforme negro que lhe concedia poderes especiais. Porém este morre em combate, fazendo com que o Aranha assuma sua identidade (e uniforme) para derrotar o vilão Blastaar. O uniforme especial de Dusk permitia ao Aranha se esconder nas sobras e planar. Na identidade de Dusk, o Aranha fingia ser um mercenário misterioso. Esta identidade simbolizava o lado misterioso do personagem.Primeira aparição: Peter Parker: Spider-Man 90.


Vespa – usando um uniforme espalhafatoso desenhado por Mary Jane e incorporando os "ferrões" criados por Bem Reilly e um jato pessoal criado por seu amigo Hobie Brown (o anti-herói conhecido como Gatuno), que o permitia voar, o Homem-Aranha assume a identidade de Hornet, herói tecnológico. Esta identidade simbolizava o lado tecnológico do personagem.Primeira aparição: Sensational Spider-Man 27.


Ricochete – botando um uniforme moderninho, com direito a uma jaqueta de couro, e usando principalmente sua agilidade e uns discos de arremesso como equipamento extra, Peter Parker torna-se Ricochete, herói jovem e piadista que só um imbecil não perceberia que é na verdade o Homem-Aranha. Esta identidade simbolizava o lado bem humorado do personagem.Primeira aparição: Spectacular Spider-Man 256.


Prodígio – adotando uma postura séria e heróica, uma armadura dourada à prova de balas (sabe-se lá de onde o sempre falido Peter Parker tirou o dinheiro para isso..) e usando sua força e pujança física como principais armas, o Aranha se transforma em Prodígio, um herói no estilo "clássico". Esta identidade simbolizava o lado heróico e responsável do personagem.

Primeira aparição: Spectacular Spider-Man 256.

Embora criada claramente com propósitos comerciais, a trama de Crise de Identidade foi bem sacada e explorou muito bem as várias facetas do personagem. O troca-troca de identidades também foi bem explorado pelos escritores da época, com uma boa dose de humor. A saga também foi curta o bastante para não irritar os leitores, algo que maior parte das sagas anteriores e posteriores do personagem teria feito bem em imitar...

Eventualmente essas quatro identidades seriam assumidas por um grupo de heróis adolescentes, os Slingers, que protagonizariam uma série de curta duração, inédita no Brasil.


O uniforme da Zona Negativa

Ao partir para uma missão na Zona Negativa, o Homem-Aranha tem seu uniforme afetado durante a transição, assumindo cores no "espectro negativo" do habitual (basicamente o azul e vermelho são substituídos por cinza e preto, respectivamente).

Apenas uma curiosidade para animar uma trama desinteressante, este uniforme merece destaque apenas por ter sido a óbvia inspiração para o "uniforme negro" do filme Homem-Aranha 3, que é muito mais parecido com este do que com o uniforme negro original dos quadrinhos! O visual foi criado por John Romita Jr.

Primeira aparição: Peter Parker: Spider-Man 90.



0 comentários: