terça-feira, 11 de maio de 2010

Conan da Cimeria

Conan

Dados sobre publicação
Publicado por Marvel Comics
Dark Horse Comics
Primeira Aparição Nos Estados Unidos: Conan the Barbarian #1 (1970)
Criado por Robert E. Howard
Roy Thomas
Barry Windsor-Smith
Características do personagem
Terra natal Ciméria
Afiliações Sonja
Ocupação Guerreiro da Era Hiboriana
Habilidades Mestre com a espada, artista marcial, conhecimentos e experiência de lutas contra o sobrenatural

http://imagens.kboing.com.br/papeldeparede/13188conan.jpg
Conan, o bárbaro, personagem de literatura criado por Robert E. Howard, foi primeiro adaptado para os quadrinhos pela Marvel Comics, por iniciativa de Roy Thomas e que tornaria conhecido dos leitores o artista britânico então iniciante Barry Windsor-Smith. A série inicial foi Conan the Barbarian, que surgiu em 1970. Desde 2003, os quadrinhos de Conan são publicados pela Dark Horse Comics. O personagem Conan estreiou no Brasil trazido pela Minami & Cunha Editores (M&C Editores), no ano seguinte foi publicado por 2 editoras Roval (que também publicava Kull, chamado de Koll, O Conquistador) e Graúna , esta última não possuia licença da Marvel, entretanto publicou assim mesmo sob o nome de Hartan, O Selvagem, que teve uma única edição.[1] Em 1976 passou a ser publicado pela Editora Bloch, mas se tornaria também um grande sucesso no país quando passou para a Editora Abril na década de 1980, que lançou várias revistas com o herói, principalmente "A Espada Selvagem de Conan", versão da cultuada revista americana, publicado em tamanho grande e quadrinhos adultos em preto e branco.

Conan adaptado para outros formatos

No começo da década de 70 a editora Marvel Comics começou a publicar histórias em quadrinhos de Conan, com estrondoso sucesso, e esse é o meio a que sua imagem ficou mais vinculada. Os quadrinhos de Conan foram editados pela Marvel até 2004, quando a editora desistiu dos direitos do personagem, que foram adquiridos pela Dark Horse Comics, que começou então a publicar a premiada revista Conan, mais um sucesso de crítica e de público.

Conan foi adaptado com muito sucesso para o cinema por duas vezes nos filmes Conan, O Bárbaro (em 1982) e Conan, O Destruidor (em 1984). Em ambos os filmes, Conan foi interpretado pelo ator Arnold Schwarzenegger.

A Era Hiboriana


Ficheiro:Mapa de la Edad Hiboria.jpg

Era Hiboriana

Saiba, ó príncipe, que naqueles anos em que os mares sorveram Atlântida e os vislumbres de cidades, e à época do surgimento dos Filhos de Aryas, houve uma era inimaginável, durante a qual os reinos de esplendor se espalharam pelo mundo como miríades de estrelas sob o manto azul dos céus - Nemédia, Ophir, Brithúnia, Hiperbórea. Zamora, com suas mulheres de cabelos escuros e torres assombreadas por aranhas misteriosas; Zíngara e a nobreza; Koth, fonteiriça com as terras pastoris de Shem; Stygia, com as tumbas vigiadas por fantasmas; Hirkânia, e os cavaleiros vestidos de aço e seda e ouro. Porém, o reino mais orgulhoso do mundo era a Aquilônia, soberana do Ocidente sonhador. Nesta época surgiu Conan da Ciméria, cabelos negros, olhar sombrio e espada na mão, ladrão, saqueador, assassino, assolado igualmente por gigantescas crises de melancolia e jovialidade, para pisotear os adornados tronos da Terra com suas sandálias." (Crônicas da Nemédia)

As histórias de Conan e de alguns outros personagens de Howard se passam na fictícia Era Hiboriana, uma época pré-glacial anterior ao registro da história conhecida, posterior à suposta submersão de Atlântida, segundo L. Sprague DeCamp, doze mil anos atrás, segundo outro autor, Dale Ripke, trinta e cinco mil anos atrás.

O excerto acima foi retirado do livro publicado pela Editora Conrad no Brasil[1], com os contos originais de Howard. A tradução deixa a desejar, inclusive, a referida citação contém erros que foram reproduzidos fielmente.

http://hyboria.xoth.net/maps/hyborianauctionmap.jpg

Ciméria

Conan é natural da fantasiosa Ciméria, um reino fictício do norte, considerado místico e bárbaro pelos mais civilizados reinos do Sul e que, geograficamente, corresponderia aproximadamente às Ilhas Britânicas. Os cimérios eram, supostamente, descendentes decaídos dos antigos atlantes e eram conhecidos por sua belicosidade, habilidade em escalar obstáculos e ódio aos atarracados pictos e aos ruivos vanires, dois outros povos com os quais disputavam fronteiras.

Quem é Conan

Nascido em um campo de batalhas e filho de um ferreiro, aos quinze ou dezesseis anos, Conan deixou voluntariamente sua tribo e começou a vagar pelo mundo, tendo lutado ao lado dos loiros aesires sendo, posteriormente, escravizado pelos hiperbóreos. Escapando, atuou como saqueador, mercenário e pirata, sendo esta fase uma de suas mais marcantes devido a seu grande amor, a morena Bêlit, mais conhecida como a Rainha da costa Negra, que veio a falecer nas mãos do último sobrevivente de uma raça milenar. Durante sua vida enfrentou guerreiros, feiticeiros, monstros, vampiros, demônios, lobisomens e até mesmo criaturas dimensionais. Após inúmeras aventuras, aos quarenta anos, Conan conseguiu se tornar rei da Aquilônia, que, junto com a culta Nemédia, constituíam as mais altivas e poderosas nações hiborianas. Isto se deu após uma sangrenta guerra civil, quando o cimério estrangulou o traiçoeiro regente anterior, Numedides, e usurpou o trono. Após algumas tentativas deposição, ele teria se casado com a cortesã Zenóbia e tido filhos com a mesma. Depois de cerca de trinta anos no poder, com cerca de sessenta e oito anos, Conan teria deixado o reino para seu filho mais velho, Conn, e partido para o enigmático Oeste, onde, após uma contenda nas misteriosas Ilhas de Antillia, remanescentes da desaparecida Atlântida, teria rumado com velhos companheiros de seus tempos de pirata ao obscuro continente de Mayapan, sendo que até aqui constam suas crônicas.

Personalidade e habilidades de Conan

Conan é descrito como ladrão sagaz, mercenário e assassino frio, formidável guerreiro, com olhos sombrios e mãos sempre prontas a empunhar uma espada. Vaga pelo mundo, por luta, ouro, mulheres e vinho. Detesta particularmente a magia e todos os seus praticantes. Ainda assim, ele conserva um certo príncipio ético de justiça, o que o faria, por exemplo, defender pessoas indefesas, depor governantes mesquinhos, etc. Seu deus é Crom, considerado distante e que pouco liga para o destino dos homens. É considerado invencível no combate de espadas. Possui força física avantajada e reflexos e sentidos aguçados. Ele também é um líder nato e excelente estrategista militar.


Constantes nas histórias de Conan

Duas constantes nas histórias de Conan são as aparições quase que obrigatórias de seres sobrenaturais grotescos e mulheres inversamente belas. Dentre estas, além da Rainha da Costa Negra, apareceram com destaque em suas aventuras as guerreiras Red Sonja (nos quadrinhos) e Valéria. Quase todas as bestas acabam inevitavelmente sendo mortas por Conan, e quase todas as mulheres, seduzidas por ele. Suas aventuras são sempre bastante violentas, repletas de ação, sendo que os reinos mais civilizados são mostrados como antros de corrupção, decadência, libertinagem e burocracia. O motivo disso seria a grande decepção de Howard com os rumos da sociedade moderna. Por isso, em suas histórias, aqueles que são chamados de bárbaros é que são geralmente os guardiões de uma certa ética.

Principais inimigos de Conan

  • Toth-Amon (Rath-Amon no desenho animado)
  • Thulsa Doom
  • Devorador de Almas
  • Príncipe Yezdigerd

http://www.joshuadysart.com/journal/archives/conan.jpg

2 comentários:

ANDERSON M. DAS NEVES disse...

SOU FÃ DO PERSONAGEM CONAN "O BARBARO" ESTOU CRIANDO UM POD ADAPTADO COM O NOME DO CONAN INCLUSIVE O MEU BLOG. O CONAN NÃO CAIU NO ESQUECIMENTO ESTA DENTRO DAS NOSSAS IMAGINAÇÕES ELE SIMPLESMENTE CONAN ABRIU ESPEÇO AOS INOVADORES MENTES PENSANTES DE QUADRINHOS (CAPITÃO AMÉRICA; HOMEM DE FERRO; RUK ETC...) VALEU VOU DIVULGAR ESSE SITE AOS MEUS AMIGOS. ANDERSON M. DAS NEVES (MARCELANDIA-MT). e-mail.andyflipp@hotmail.com

ANDERSON M. DAS NEVES disse...

SOU FÃ DO PERSONAGEM CONAN "O BARBARO" ESTOU CRIANDO UM POD ADAPTADO COM O NOME DO CONAN INCLUSIVE O MEU BLOG. O CONAN NÃO CAIU NO ESQUECIMENTO ESTA DENTRO DAS NOSSAS IMAGINAÇÕES ELE SIMPLESMENTE CONAN ABRIU ESPEÇO AOS INOVADORES MENTES PENSANTES DE QUADRINHOS (CAPITÃO AMÉRICA; HOMEM DE FERRO; RUK ETC...) VALEU VOU DIVULGAR ESSE SITE AOS MEUS AMIGOS. ANDERSON M. DAS NEVES (MARCELANDIA-MT). e-mail.andyflipp@hotmail.com