segunda-feira, 8 de março de 2010

Batman Bruce Wayne

Batman
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Dados sobre publicação
Publicado porDC Comics
Primeira apariçãoDetective Comics #27
Criado por
Bob Kane
Bill Finger (não-creditado)
Características do personagem
Alter egoBruce Wayne
Terra natalGotham City
Afiliações
Fundação Wayne
Liga da Justiça
Renegados
Bat-Família
OcupaçãoEmpresário filantropo
Parceria
Robin
Batgirl
Superman
Mulher Maravilha
Base de operaçõesGotham City
Parentesco
Dr. Thomas Wayne (pai falecido)
Martha Wayne (mãe falecida)
Estado atualAtivo
Codinomes conhecidos
O Cavaleiro das Trevas
O Cruzado Encapuzado
O Detetive das Sombras
O Dono da Noite
O Maior Detetive do Mundo
Fósforos Malone
Sir Hemingford Grey
HabilidadesIntelecto genial, incrível detetive, físico avantajado, mestre em artes marciais, exímio estrategista e bom combatente corpo-a-corpo, disfarces e fugas, tecnologia de ponta e força fisica.


Batman é um super-herói, personagem de histórias em quadrinhos publicadas pela editora norte-americana DC Comics, cuja primeira aparição alguns acreditam ter sido em desenhos de Frank Foster em 1932,[1] e que foi publicado posteriormente na revista Detective Comics #27, em Maio de 1939. Mais tarde, juntamente a Superman (também da DC Comics) e Homem-Aranha (da Marvel Comics), Batman seria um dos mais conhecidos super-heróis do mundo. Batman foi co-criado pelo desenhista Bob Kane e o escritor Bill Finger, embora apenas Kane receba oficialmente os créditos, apesar de seus esforços para dividir os méritos na criação do personagem. Fã da cultura vampiresca, especialmente das histórias ligadas ao personagem conhecido como Drácula, Kane imaginou um herói baseado no mesmo, com roupas negras, capa vermelha e ligado ao tema dos morcegos, mas foi Finger que deu ao personagem o formato pelo qual ficaria consagrado. Apesar de oficialmente creditado a Bob Kane, os desenhos de Frank Foster II, artista ligado à indústria de publicações de Nova Iorque na década de 1930, foram considerados autênticos pela DC Comics.

Mundo fictício de super-heróis da editora DC Comics (conhecido como Universo DC), Batman tem como sua identidade secreta seu alter ego Bruce Wayne, empresário, playboy e filantropo bilionário. Segundo os quadrinhos, o fato de testemunhar o assassinato de seus pais quando criança teria levado um jovem Bruce Wayne a viajar pelo mundo, tentando compreender a mente criminosa. Treinou todo tipo de artes marciais e técnicas de combate (o trauma de ver seus pais mortos com tiros de revolver lhe deu aversão a armas de fogo), buscando a perfeição física e intelectual. Criou um uniforme baseado numa coisa que o amedrontava quando criança: Morcegos. Ele queria que os bandidos compartilhassem do mesmo temor. E assim, passou a lutar contra o crime. Diferentemente de outros super-heróis, Batman não tem nenhum poder sobre-humano, usando apenas o intelecto, habilidades investigatórias, tecnologia, dinheiro e um físico bem-preparado em sua guerra contra o crime.

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Histórico

Através dos anos, a origem de Batman e o tom das histórias sofreram diversas revisões. Uniformes, parceiros e até a própria personalidade do Batman sofreram mudanças drásticas; outros, como a morte de seus pais e sua busca por justiça, ficaram intactos.

Constante em todas as versões do Batman, Batman é o alter-ego de Bruce Wayne, milionário ou bilionário (dependendo da época), playboy, empresário e filantropo que optou por combater o crime em Gotham City após o assassinato de seus pais, o médico Thomas Wayne e sua esposa Martha Wayne.

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Era de Ouro


A origem de Batman na Era de Ouro foi mostrada pela primeira vez em Detective Comics #27, de Novembro de 1939. Apenas em Batman #47, de Junho/Julho de 1948, foi mostrada mais detalhadamente.

Segundo essas histórias, Bruce Wayne nasceu no final da década de 1910, filho do Dr. Thomas Wayne e sua mulher Martha. Bruce foi para a Mansão Wayne onde teve uma vida feliz e saudável até os oito anos, quando seus pais foram mortos por Joe Chill, um ladrãozinho de araque, quando voltavam para casa depois de assistir a um filme no cinema. Após o acontecido, Bruce foi criado na própria Mansão Wayne por seu tio, Philip Wayne.

Bruce Wayne jurou vingar-se. Treinou seu físico e intelecto, estudou diversas áreas do conhecimento que poderiam ajudá-lo em sua busca, incluindo química, criminologia, artes marciais e ginástica, bem como habilidades teatrais como disfarces, fugas e ventriloquia. Ele sabia, no entanto, que apenas essas habilidades não seriam o bastante.

Pensando nos criminosos como seres supersticiosos e covardes, Bruce Wayne pensou que seu disfarce deveria assustá-los, meter-lhes muito medo. Enquanto pensava sobre isso, um morcego entrou pela janela, inspirando-o a se tornar o Batman. Inicialmente, o Batman não foi bem aceito pela polícia, mas o Cruzado de Capa conseguiu a simpatia dos homens da lei no começo da década de 1940.

Em 1940, Bruce adotou o órfão Dick Grayson, após seus pais, os Graysons Voadores, serem brutalmente assassinados durante sua apresentação no circo em Gotham. Dick tornou-se o parceiro de Batman, Robin. Também em 1940, Batman tornou um dos membros-fundadores da Sociedade da Justiça da América.[2]

Com a introdução do Multiverso da DC Comics na década de 1960, foi descoberto que o Batman da Era de Ouro vivia na Terra 2.[3] Também foi revelado que, em meados da década de 1950, Bruce Wayne fez parceria e se casou com a reformada Mulher-Gato, Selina Kyle.[4] A primeira filha do casal nasceu em 1957, e chamava-se Helena Wayne. As atividades do Batman se reduziram, ficando o Cavaleiro das Trevas semi-aposentado, aparecendo apenas para resolver casos especiais. Após a aposentadoria do Comissário Gordon, Bruce Wayne tomou seu posto como comissário de polícia em Gotham City.

No final dos anos 1970, a vida de Bruce Wayne ficou tumultuada, enquanto ele lidava com a morte de sua esposa Selina.[5] Após a morte de Selina, Bruce aposentou o Batman permanentemente, mas teve que voltar à ativa quando o criminoso Bill Jensen ganhou poderes sobre-humanos de um feiticeiro chamado Frederic Vaux. Jensen e Batman lutaram, enquanto Jensen usava seus poderes para destruir a si mesmo e ao Batman. Bruce Wayne foi enterrado ao lado de sua esposa Selina. Depois que Vaux foi derrotado, o feiticeiro Senhor Destino usou seus poderes para apagar de todos a lembrança de que Bruce Wayne era o Batman, fazendo com que todos acreditassem que os dois faleceram quase ao mesmo tempo.[6]

Após a mega-saga em 12 capítulos Crise nas Infinitas Terras, essa versão do Batman, bem como toda a memória de sua existência, foi apagada.

A era de ouro por varíos motivos foi denominada pelos leitores e pelos fãs de Batman que é a melhor característica já vista.

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Era de Prata

Dos anos 1950 aos 1970, vários elementos novos foram adicionados à origem, background e história do Batman. O Batman da Era de Prata apareceu pela primeira vez em meados da década de 1950, com uma origem que era (como revelado em várias histórias no decorrer do tempo) similar ao do Batman da Era de Ouro. Enquanto as distinções das Eras de Ouro e de Prata são úteis para discutir a evolução do personagem ao longo dos anos, essa evolução foi gradual, e não há uma história específica que diga quando a versão da Era de Ouro deu lugar à da Era de Prata. Mesmo assim, o personagem que apareceu próximo ao começo da Era de prata (meados da década de 1950) era diferente em diversos fatores quando comparado ao que ele era no final da Era de Prata (meados dos anos 1980), devido às diversas pequenas revisões e novos diretores durante as publicações das histórias.

Assim como o Batman da Era de Ouro, o Batman da Era de Prata foi criado por seus pais até os oito anos, quando testemunhou o assassinato deles por Joe Chill, sendo então criado por seu tio Philip Wayne. Bruce jurou vingar-se de todos os criminosos, dedicando sua vida a um treinamento rigoroso.

Em algum ponto no começo de seu treinamento, Bruce vestiu uma fantasia similar à do futuro Robin, recebendo, anonimamente, treinamento de um policial de Gotham, Harvey Harris.[7] Ele e seus guardiães também visitaram Smallville (ou Pequenópolis), onde conheceu o jovem super-herói Superboy[8] e trabalhou com ele em diversos casos. Bruce Wayne frequentou a faculdade com o propósito de estudar criminologia e cursos relacionados às leis, mas logo decidiu que ser um oficial de polícia não era o caminho que deveria seguir. Depois de se formar, Bruce, enquanto pensava sozinho em seus estudos sobre como lidar com criminosos, vê um morcego voar por sua janela, decidindo criar um uniforme de morcego e adotar o nome "Batman".

Algum tempo depois de começar sua carreira como combatente do crime, Bruce adotou um órfão chamado Dick Grayson, cujos pais haviam sido mortos pelo gângster Boss Zucco, e o treinou como seu parceiro, Robin.

Em Detective Comics #235 (Setembro de 1956), Batman descobriu que o assassinato de seus pais não foi um acidente, mas uma "encomenda" do gângster Lew Moxon. O pai de Bruce usou uma fantasia de morcego para um baile a fantasia, no qual pegou Moxon. Jurando vingança, Moxon contratou Joe Chill para arrumar um assalto que resultasse na morte dos Wayne. Batman encontrou-se com Moxon vestindo a fantasia de seu pai (pois o seu uniforme havia sido rasgado em combate) e Moxon, reconhecendo a roupa, atravessou a rua fora da faixa de pedestres e sem olhar pros lados, assustado, e acabou atropelado por um caminhão, morrendo.

As histórias do Batman no começo da Era de Prata (fim dos 1950 e começo dos 1960) apresentavam grandes quantidades de elementos de ficção científica. A partir de Detective Comics #327, de 1964, Batman retomou sua rotina como detetive, ficando os elementos de ficção científica descartados.

Em 1969, Dick Grayson foi para a faculdade e Bruce mudou-se da Mansão Wayne para a cobertura do prédio da Fundação Wayne, mais próxima do centro da cidade, com a intenção de ficar mais próximo da cidade, sua população e os criminosos. Bruce passou a década de 1970 e o começo da década de 1980 trabalhando sozinho, ocasionalmente juntando-se com Robin e/ou Batgirl. As histórias de Batman também se tornaram mais sombrias e macabras durante esse período, com o Cruzado Encapuzado lidando com crimes cada vez mais violentos, incluindo a primeira aparição (desde a Era de Ouro) do insano Coringa.

No começo dos anos 1980, Bruce Wayne adotou um novo parceiro, após Dick Grayson decidir por começar uma carreira como um novo super-herói, o Asa Noturna. Bruce adotou um jovem, Jason Todd, que tinha uma história muito parecida com a de Dick: era acrobata de um circo cuja família foi morta por um assassino. Jason, então, tornou-se o segundo Robin.


Época Atual

Jason Todd não era filho de circenses, e sim de uma doutora e de um capanga da máfia.

Foi recrutado pelo Batman ao mostrar atitude, tentando roubar os pneus do Batmóvel.

Logo seria treinado para suceder Robin, mas era instável demais, inconsequente e acabou morrendo nas mãos do Coringa. Porém, durante a saga Crise Infinita (2007), devido a uma reviravolta no tempo, Jason Todd acabou voltando à vida. De longe foi o menos aceito dos três parceiros do Cavaleiro das Trevas. Jason Todd foi morto pelo Coringa no capítulo "Morte em Família" de 1988 (versão brasileira) onde Batman priva Jason de lutar contra o crime como Robin. Tudo porque Todd investe numa fúria incontrolável contra os criminosos. Jason acaba fugindo de Bruce numa tentativa de encontrar sua verdadeira mãe. Tudo isso acaba quando Jason encontra sua mãe e descobre seu envolvimento com o Coringa. na sequência, sua mãe arma uma arapuca para Jason após a revelação de que ele era o próprio Robin, e entrega o menino prodígio ao palhaço do crime. Que resulta na morte de Jason e sua mãe já traída.

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Batman: Descanse em Paz (2009)

Durante um curto período de paz em Gothan City, Bruce Wayne faz novas viagens para entender a mente do Coringa, participando de altas experiencias de meditação e isolação. Em uma dessas experiencias, o Thorgal, conhece o maléfico Dr. Simon Hurt, que instala uma frase-gatilho no homen morcego sem que este perceba. Em sua volta a Gothan, conhece a maravilhosa Jezebel Jet, que é governadora de um país e começa a se envolver em um caso grande chamado Luva-Negra, que envolve um antigo filme de um conhecido dos falecidos pais de Bruce, que tem o mesmo nome do caso e o Dr. Hurt. Bruce, enquanto avança em seu namoro com Jezebel, Tim Drake se sente perturbado com a ideia de um filho de mesmo sangue que seu mentor e da bela Tália Al-Ghul.

No Arkham, um dos doutores diz ao Coringa para que se preparem pois uma facção criminosa dominara o Arkham e planeja a morte do Batman. Batman começa a ficar muito envolvido com o caso do Luva Negra, enquanto o Dr. Hurt prepara um "clube de vilões", conhecidos como Luva Negra, para derrotar definitivamente o Batman, em um golpe que envolve o Asilo Arkham e o Coringa.

Durante uma visita de Jezebel à Bat-Caverna, a frase-gatilho do Dr. Hurt, Zur-en-Arrh é acionada durante uma falha no Bat-Computador, e causa um colapso nervoso no Cavaleiro das Trevas, enquanto membros da Luva Negra invadem a Bat-Caverna e raptam Jezebel (Kraken e LeBossu), e estes tomam o controle da Mansão Wayne.

Paralelamente a isso, Tim Drake é perseguido por outros membros do Luva Negra em Gothan após solicitar ajuda do Asa Noturna (este, capturado pela Escorpiana, também aliada à Hurt).

Após Alfred ser atacado pelos vilões que invadiram a caverna, Bruce Wayne é jogado as ruas de Gothan após ser drogado pelo Dr. Hurt. Conhece um mendigo que dá ao Bruce um rádio velho que ele diz ser um Bat-rádio.

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Zur-en-Arrh

Durante o período de isolação, Bruce Wayne, dentro de uma caverna, cria uma segunda personalidade para o caso de sua mente ser, ou já ter sido atacada. Ele usa essa nova personalidade após o ataque do Luva Negra, sendo chamado de Batman de Zur-en-Arrh. Para sua nova identidade, Bruce fez com tecidos do lixo, uma nova roupa, vermelha e amarela (em homenagen aos Robins). Também conhece a única parte de sua mente que não entrou em colapso (a única parte racional), que está na forma do Bat-Mirin.

O novo Batman sai pela cidade atrás de uma vingança contra o Luva Negra, passando por tudo que esta a sua frente.

Encontra Charles Calígula, um dos membros do grupo de vilões, e o mata após este revelar que o Luva Negra está em um plano no Arkham e lá, se encontra Jezebel Jet.

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Asilo Arkham (Batman: Descanse em Paz)

No Arkham, descobre-se que o Luva Negra organiza, a cada ano, um jantar de apostas a meia noite envolvendo vidas, e que o desse ano, a aposta era entre a morte do Batman ou sua vitória sobre o Coringa. Poucos apostam nesta última opção.

Robin está tentando manter Gothan sobre controle, enfrentendo os últimos dois membros do Luva Negra, Viajante e Pierrot, e o Comissário Gordon adentra a Mansão Wayne, que está cheia de armadilhas mortais. Batman invade o Arkham, e chega próximo a cela do Coringa, onde este está solto, esperando pelo confronto com Batman. Em sua cela, Jezebel Jet está presa em uma camisa de força e a cela trancada. Batman e o Coringa se enfrentam e Batman, ao ver Jezebel, tenta adentrar a cela do Coringa para salvá-la, mesmo sendo que a cela está exposta a toxina do Coringa que afeta o Sistema Nervoso do exposto. Depois que Batman entra na cela, começa a ficar atordoado e desmaia, enquanto Jezebel se levanta, já sem a sua camisa de força, e descobre-se que ela está do lado do Luva Negra.


O Ultimo voo do Morcego

Batman acorda, em sua melhor roupa, com sua consciência perfeita, em uma camisa de força, dentro de um caixão embaixo de 300 kg de terra, enquanto os apostadores do Luva Negra clamam para que o anfitrião, Dr. Hurt, não tenha terminado, pois querem ver o Batman sofrer mais. Ao voltarem para a sobremesa, veem o Coringa à mesa, no Aislo, e lhe perguntam por que ele ainda não foi embora, sendo que o Arkham estava todo aberto. Ele lhes respondem que quer ver o Batman (e que tem certeza)se levantar e caça-los todos. O Coringa lhes entrega o rádio que Batman ganhou do mendigo e hoje em uma Ambulância. Enquanto um dos presentes analisa o radio, descobrem que ele não recebe, mas ENVIA sinais (que são recebidos pelo Bat-Computador na Torre Wayne, que acionam o Sistema de Segurança do Arkham, que travam todas as portas do Asilo, desligam a força e chamam a polícia), e assim, os membros da Luva Negra ficam trancados a própria sorte, enquanto Batman se levanta do tumulo.

Na sala de lobotomia onde Asa Noturna esta preso e anestesiado, LeBossu entra na sala com a face rasgada pelo Coringa, e, um segundo antes que este corte a face de Dick, ele levanta, sai da sala e tranca todos la dentro (Bossu e Escorpiana), e sai para ajudar Batman contra os capangas de Hurt Na cidade, Robin passa por maus bocados contra os dois membros restantes, e antes de ser morto, recebe a ajuda do Ranger Sombrio e do resto do Clube dos Heróis, que tomam conta da cidade enquanto ele corre para o Arkham.

Na mansão Wayne, Gordon, também segundos antes de ser morto, recebe apoio do filho do Batman, Damian, da Talia al Ghul e dos capangas de Ras al-Ghul sobre comando da Talia, que tomam o controle da mansão e resgatam Alfred na caverna, e se dirigem ao Arkham. No caminho, Damian (no Batmóvel, com Alfred como acompanhante e os capangas de al-Ghul atras), na ponte de Gotham, passa pela ambulância do Coringa e a joga no rio. Batman, ao acordar, vai atras dos apostadores. Hurt foge amedrontado em um Helicóptero, enquanto Batman vai atras dele, Asa Noturna cuida dos membros remanecentes no Arkham, e enquanto descobre-se que Bruce estava preparado com o ataque, que sabia que Jezebel estava envolvida e que não podia impedir, mas apenas confiar nos seus anos de preparação para que pudesse escapar. Batman e Hurt desaparecem em uma coluna de fogo no rio Gotham após a queda do aparelho. Ao redor do fogo, Robin, Alfred, Damian, Talia e seus capangas dizem a Gordon de um plano de ricos diplomatas para detruir Bruce Wayne e que Batman foi resover. No telhado do Arkham, Asa Noturna aparece segurando o traje do Batman nos braços.

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Epílogo (Batman: Descanse em Paz/Crise Final)

Batman sobrevive a queda do Helicóptero, diferentemente de Hurt. Diz a Alfred que Hurt lhe disse que o próximo caso do Batman sera o último. A Liga chama o Batman para investigar o caso da morte do Deus Órion (Crise Final 1), e, logo depois de decidir invetigar na Caverna, desaparece. E levado a um local onde um ser que domina o pensamento recebera as memorias de Bruce Wayne e a transmitira para um exercito de clones que lutaram a favor do Império das Trevas. Batman consegue escapar do local.

Seis meses após o incidente no Arkham, LeBossu esta prestes a matar um policial, dizendo a seus capangas que Batman e Robin morreram, e, nas costas do policial pendurado na parede, aparece o Bat-sinal, e, na janela do apartamento onde eles estão, Batman e Robin aparecem, enquanto Batman diz que eles nunca morrerão.

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Batman "Morre"

Após escapar, Batman, com uma arma encontrada no laboratorio de onde escapou, e a bala que matou Órion em seu cinto, parte para, finalmente, quebrar seu juramento, e usar a arma.

Ele entra na camara onde Darkseid esta controlando o caos (detalhes em Crise Final 5 e 6), e, enquanto este prepara uma rajada da Sanção Omega para matar Batman, este outro, mais rapido, da um tiro no deus de Apokolips com a bala que mata deuses. O tirano morre, mas não antes de matar o Batman, que é " fritado" pela Sanção.

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Batman: Ano Um

Após a série de 12 números Crise nas Infinitas Terras, a DC recomeçou ou revisou as histórias de alguns de seus mais famosos personagens, numa tentativa de atualizá-los para os novos leitores que surgiam. Frank Miller foi o responsável pela renovação da origem do Batman, escrevendo a mini-série Batman: Ano Um, que deu à origem do Cavaleiro das Trevas um tom sombrio. Diferentemente do Superman e da Mulher Maravilha, alguns elementos do Batman da Era de Prata permaneceram no universo pós-crise. O passado de Jason Todd, no entanto, foi alterado, ficando o garoto agora órfão de um ladrão insignificante, que tentou roubar os pneus do Batmóvel. Também foi eliminado Philip Wayne, que nas versões anteriores fora o tutor de Bruce após a morte de seus pais, ficando o jovem sob a tutela do mordomo, Alfred. Nessa história, Bruce Wayne decide se tornar o Batman pelos mesmos motivos das Eras anteriores, mas agora ele é inspirado também em um acontecimento quando era criança, antes de seus pais morrerem, quando caiu em um buraco nos jardins da Mansão Wayne e se assustou com centenas de morcegos que voaram assustados por sua presença. Juntando isso ao morcego que entrou voando por sua janela, Bruce Wayne vestiu o manto do Batman, com o intento de causar pavor nos bandidos. Sob juramento, Bruce Wayne jamais mataria um homem, usando-se apenas de seu intelecto, perícia investigativa e físico preparado para levar os criminosos às autoridades.

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Morte na Família

A evolução de Batman continuou através da década de 1980, até 1988, quando, na história "Morte em Família", os leitores americanos votaram pela morte do segundo Robin, Jason Todd. Entretanto, essa morte vem sendo questionada ultimamente, graças a um curioso acontecimento: Jason Todd voltou a vida. Em Batman #637, o Cavaleiro das Trevas conhece um novo vilão, denominado Capuz Vermelho, que tenta tomar o controle do submundo das drogas em Gotham City, entrando em conflito direto com o Máscara Negra. Esse vilão era na verdade Jason Todd, inexplicavelmente vivo. Embora no início pareça um embuste, vários testes provam que Jason Todd realmente está vivo, e o mistério persiste até hoje.

A série de 1993 "A Queda do Morcego" mostrou um Bruce Wayne cansado, quase doente, quando é seriamente contundido em uma batalha com Bane (um novo vilão) e um novo herói, Azrael, é chamado para vestir o manto do Morcego. Conforme o tempo passa, Azrael fica extremamente violento. Um ano depois, Bruce Wayne, curado, derrota Azrael e recupera o manto do Batman.

Em 1998, Gotham City, já enfraquecida após os acontecimentos em "Contágio" (ver Histórias que Marcaram a Vida de Batman), sofreu com um "Terremoto", que privou Batman da tecnologia, forçando-o a se conectar com seu lado mais místico. Gotham foi reconstruída ao final de "Terra de Ninguém". Em 2003, durante a saga "Silêncio", Batman revela sua identidade secreta à Mulher-Gato, com quem começa um romance. O romance não dura muito, e acaba detonado pelo senso de desconfiança do Batman.

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Comissário Gordon

Apesar de sua luta contra os criminosos ser uma empreitada solitária, Batman encontrou quem compartilhasse de sua busca por justiça: o Tenente James Gordon, um dos poucos policiais honestos na cidade de Gotham. Inicialmente caçador do Batman, Jim Gordon mudou de ideia quando viu o Cavaleiro das Trevas se esforçar para salvar a vida de um inocente durante uma violenta perseguição policial. Logo Gordon tornou-se Comissário de Polícia de Gotham City e oficializou a ajuda de Batman, usando o famoso Bat-inal para chamá-lo quando necessário.


Personalidade

Como Superman, a personalidade de Bruce Wayne variou conforme o passar do tempo. As histórias mais novas preferem mostrá-lo como um playboy preguiçoso, sendo o Batman, com uma personalidade forte e sombria, a personalidade dominante, a "verdadeira" identidade do bilionário. Já as versões mais antigas apresentam um Bruce Wayne mais maduro e responsável, sendo Bruce a personalidade dominante. Wayne guarda seu segredo muito bem, e apenas poucas pessoas sabem que ele é o Batman (ou o Batman é ele, se preferir). Alguns vilões descobriram sua identidade ao longo dos anos, como Ra's Al Ghul, Hugo Strange, o Charada, Bane e Silêncio (Thomas Elliot, antigo amigo de infância de Bruce Wayne).

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Bruce Wayne

Para quem não o conhece, Bruce Wayne é um playboy irresponsável e superficial que vive da fortuna herdada dos pais (conquistada quando os pais de Bruce investiram em Gotham antes de a cidade tornar-se uma grande metrópole) e dos lucros obtidos pelas Empresas Wayne, uma grande empresa no ramo da tecnologia de ponta. Contudo, Wayne também é conhecido por suas contribuições para caridade, especialmente através da Fundação Wayne, fundação dedicada a ajudar vítimas de crimes e prevenir que pessoas tornem-se criminosas. Essa personalidade de Bruce Wayne foi inventada por ele para evitar que alguém desconfiasse de seu alter-ego, às vezes fingindo-se bobo e egoísta para que ninguém o descubra. Batman deixou claro que considera manter sua identidade secreta prioridade máxima, chegando a ficar perto da morte várias vezes para evitar mostrar suas habilidades em público como Bruce Wayne.

Na nova série dos quadrinhos Batman R. I. P, Bruce Wayne foi dado como morto e o cargo de Batman ficou vago. Existem pelo menos quatro concorrentes ao posto: Jason Todd, Dick Grayson, Tim Drake e Damian Wayne, o filho de Bruce Wayne. O próximo Batman será revelado na próxima minissérie: Batlle for the cowl.


Batman

Bruce Wayne criou o Batman para causar medo no submundo de Gotham e para defender os inocentes. O uniforme e a maneira como age quando o usa têm o objetivo de intimidar seus adversários. Enquanto Bruce Wayne é despreocupado e irresponsável, Batman é frio, determinado e implacável. Além do uniforme e da personalidade, Bruce Wayne também altera sua voz significativamente quando torna-se Batman, tanto para disfarçar como para intimidar.

Na verdade, Batman é a personalidade real na mente de Bruce Wayne. Em alguns momentos isso ficou bem claro. Em uma história em quadrinho, Alfred pediu para que ele tirasse a máscara para ficar mais a vontade, Batman retrucou: "As vezes eu fico mais a confortável de máscara". Num episódio de Batman do futuro, ficou claro que ele mesmo quando pensa, a sua subconciência o chama de Batman. Mostrando que Batman que é a verdadeira personalidade e Bruce Wayne apenas uma fantasia.

Batman costuma atuar apenas pela noite (e não durante o dia, como no seriado dos anos 1960), imitando os hábitos dos morcegos. Em histórias mais recentes, surgiu a ideia de Batman como uma lenda urbana.

O Atual Batman foi revelado após a minissérie Batlle for the Cowl, e é Dick Grayson o primeiro Robin tendo como seu parceiro Damian Wayne como Robin


Fósforos Malone

Fósforos Malone foi um bandido vulgar que certa vez atuou como espião para o Batman. Batman ocasionalmente disfarça-se para infiltrar bandos criminosos. Quando Malone foi morto, Batman assumiu sua identidade. Na saga Jogos de Guerra foi revelado que Batman planejava fazer de Fósforos Malone o chefão do crime de Gotham, tendo total controle sobre os criminosos que persegue como Batman.

Habilidades e recursos

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Batman é um humano normal que não possui quaisquer habilidades sobre-humanas, mas tem uma imensidão de perícias: é um atleta incomparável, habilidoso em todas as formas de combate corpo-a-corpo e com armas, o maior detetive do mundo, mestre em fugas e disfarces, explosivos, inventor, cientista, acrobacia, pilotagem, condução de carros. É um expert em furtividade, entrando e saindo de um local sem ser notado. Sabe exatamente como interrogar ou intimidar um suspeito.

Batman é considerado um dos mais fortes não-meta-humanos de toda face da terra, podendo derrotar seres muito mais poderosos que ele próprio com uma combinação de inteligência, raciocínio rápido e habilidades que ele desenvolveu através de árduo treinamento. Os roteiristas são quase unânimes em justificar esse perfeccionismo, genialidade nos atos, raciocínio e planejamento do personagem devido a sua extremada obstinação como vigilante, a qual, muitas vezes, chega a ser retratada como um desequilíbrio mental, igual ao que aflige seus inimigos do Asilo Arkham.
















Armas

O cinto de utilidades contém ampla gama de dispositivos, tais como lasers, cápsulas de gás, e batrangs bem afiados, bombas de gás, e bat-corda que agüenta mais de 150 kg. Na Era de Prata dos Quadrinhos, ele parecia ter um dispositivo para cada tipo de situação. Sua máscara assim como seu traje são à prova de balas, feitos de um material bem resistente chamado Kevlar, sua roupa e sua capa são feitas de Nomex, material resistente ao fogo. Batman ainda possui veículos dotados de equipamentos de última geração, como o batmóvel, batplano, batlancha e o batwing. Aproveitando dos avanços tecnológicos de sua empresa, Waynetech (das Empresas Wayne), não é raro ver o Batman testando novos dispositivos. Na Bat-caverna, Batman pode ainda contar com um supercomputador, e no novo desenho O Batman conta ainda com o batwave, que o liga com a Bat-caverna esteja onde estiver.


Fraquezas

Exatamente por ser um humano comum (uma característica rara em super-heróis), o Batman pode se ferir em combate, mas na maioria dos casos pode contar com seu fiel mordomo, Alfred, formado em medicina de guerra e que também o ajuda a resolver muitos dos casos em que Batman se envolve.

Devido ao seu trauma de infância, o Batman não tem o costume de se envolver emocionalmente com ninguém. Sua desconfiança em tudo e todos o afastou até mesmo dos grandes heróis com os quais já lutou lado a lado muitas vezes, como o Superman, e isso às vezes é usado pelos vilões como um modo de isolar o Cavaleiro das Trevas. Batman também tem uma espécie de bloqueio psicológico que o faz relembrar do crime que vitimou seus pais quando no Beco do Crime à noite.

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Aliados e Vilões

Batman #619


Aliados

  • Alfred Pennyworth, o mordomo, é o mais importante aliado do Batman, parecendo, às vezes, ser o Batman do Batman. Parece haver alguma ligação do mordomo dos Wayne com a Scotland Yard, e às vezes Alfred dá algumas dicas subliminarmente para o Batman ou a dupla dinâmica. Alfred ainda tem formação em medicina de guerra, sendo extremamente útil para o Cruzado Encapuzado quando se fere. Alfred também fez teatro na Inglaterra e consegue imitar a voz de Bruce Wayne, que em algumas vezes foi muito útil para criar um álibi ao herói.
  • Robin, o menino prodígio (Robin é apenas um menino), é o parceiro oficial do Batman. Já houve quatro Robins, cinco se contarmos o Robin do futuro mostrado em O Cavaleiro das Trevas: Dick Grayson, o Robin original que depois tornou-se Asa Noturna; Jason Todd (morto pelo Coringa em Morte em Família, por decisão do público); Tim Drake, o Robin atual; Damian Wayne, filho do Batman, tornou-se Robin depois da morte do Batman; e Carrie Kelly, a Robin da mini-série O Cavaleiro das Trevas.
  • Comissário Gordon, maior aliado de Batman na luta contra o crime em Gotham, acionando o Bat-sinal sempre que julga necessária a ajuda do Batman; Barbara Gordon, filha do Comissário, apareceu primeiro como Batgirl, mas perdeu os movimentos das pernas depois de levar um tiro dado pelo Coringa em A Piada Mortal e agora ajuda os heróis como a hacker de computadores conhecida como Oráculo (Oracle); e Lucius Fox, que trabalha como diretor das Empresas Wayne e cuida de tudo no lugar de Bruce, deixando-lhe maior tempo livre para o combate ao crime.

Há ainda muitos outros nomes, como Cassandra Cain, a nova Batgirl; Jean-Paul Valley, conhecido por Azrael, que substituiu Bruce durante sua recuperação na saga Queda do Morcego; entre muitos outros nomes.


Vilões

Nos anos 1930 e 1940, temos o Coringa (Joker), o palhaço louco, assassino e psicótico; a sensual Selina Kyle, a Mulher-Gato; Oswald Chesterfield Cobblepot, o Pingüim; o ex-promotor Harvey Dent, hoje conhecido como Duas-Caras; o Chapeleiro Louco; o terrível Edward Nygma, o Charada; Espantalho, o senhor do medo.

Nas décadas de 1950 a 1970, temos o surgimento de Victor Fries, o Senhor Frio; Hera Venenosa; Ra's Al Ghul, possivelmente o maior vilão que o Batman já enfrentou e recentemente voltando a evidência em razão do êxito do filme Batman Begins.

Na década de 1980, temos Killer Croc (Crocodilo); Máscara Negra; e o Ventríloquo Arnold Wesker e seu boneco Scarface.

Bane e Harley Quinn surgiram na década de 1990, e, mais recentemente, o Silêncio.

Outros vilões também estão presentes nos quadrinhos e nas séries de desenhos animados de Batman, como por exemplo: o Pistoleiro, Cara-de-Barro, Morcego Humano, Vagalume (DC Comics) e o segundo Robin (Jason Todd), que é assassinado pelo Coringa e renasce sob a máscara de Capuz Vermelho.


Elseworlds

  • Trilogia Batman & Drácula: Chuva Rubra / Tempestade de Sangue / Bruma Escarlate, escrita por Doug Moench e desenhada por Kelley Jones, com arte-final de Malcom Jones III e Les Dorscheid no primeiro capítulo e John Beaty nos dois últimos.
  • Série O Reino do Amanhã (Kingdom Come) com texto de Mark Waid e traços realistas de Alex Ross. Nessa mini-série de 4 edições é mostrado um Batman diferente e envelhecido, mas nem por isso menos brilhante. A saga é considerada um marco na história da DC Comics. Em 2004, ganhou uma republicação pela Panini Comics, numa única edição encadernada, contendo todas as 4 edições da mini-série mais uma história inédita.

Batman é provavelmente o personagem que já estrelou mais edições de Elseworlds. Já foi retratado como um cavaleiro medieval, um burguês do século XIX e mesmo num futuro cibernético no qual enfrentava um vírus de computador chamado Coringa (na história Digital Justice). Isto se deve provavelmente à maior facilidade de adaptar a base de sua história a outros cenários, visto se tratar de um ser humano normal, sem poderes.

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sábado, 6 de março de 2010

Os Uniformes do Aranha

Ao lado do nome e da logomarca, o uniforme é um dos signos que identifica um super-herói e constituí sua imagem. Nesses 45 anos de história, o Homem-Aranha já possuiu inúmeras versões de sua roupa, que duraram algumas edições ou até alguns anos.

Materia lá do Judao e omelete



Universo Marvel (Terra-616)
Lutador sem nome
Amazing Fantasy #15 (Agosto de 1962)




Após ganhar os poderes de aracnídeo, Peter Parker fez sozinho um uniforme para ganhar uns trocados. Esta improvisação durou até o personagem conseguir os primeiros 100 dólares e criar o famoso uniforme azul e vermelho.



Uniforme clássico
Amazing Fantasy #15 (Agosto de 1962)




Este é o uniforme clássico do Homem-Aranha, que apareceu logo na primeira história do herói, em Amazing Fantasy #15. Apesar de o personagem ser creditado como co-criação do artista Steve Ditko, o layout deste uniforme foi criado por ninguém menos que Jack Kirby, um dos principais desenhistas da história das HQs. Como Kirby não conseguiu fazer um Peter Parker franzino como Stan Lee queria, coube a Ditko terminar a concepção do personagem.

Apesar de algumas variações de desenhista para desenhista, a roupa permanece a mesma até hoje e foi retratada com fidelidade na série de filmes para o cinema, como também no Ultiverso (lar da versão Ultimate do Homem-Aranha) e nas revistas do selo Marvel Adventures.



Uniforme negro
The Amazing Spider-Man #252 (Maio de 1984)




Como parte do crossover Guerras Secretas, de 1984, a Marvel lançou um novo uniforme para o Cabeça de Teia. Todo negro e com apenas uma enorme aranha branca no peito, o novo uniforme dividiu a opinião dos fãs e durou quatro anos.

A estranha roupa surgiu quando Peter Parker estava com outros super-heróis na Guerra Secreta criada pelo vilão Beyonder. Já de volta a vida normal, Parker descobriu com a ajuda de Reed Richards que tal uniforme era na verdade um simbionte alienígena.

Para evitar mais problemas, o herói se livrou dela, mas continuou usando uma roupa praticamente igual, só que feita de tecido. A fase do uniforme negro só terminou quando o simbionte se aliou a Eddie Brock, dando origem ao vilão Venom. Por um pedido de Mary Jane, Parker voltou ao velho estilo criado por Jack Kirby.



Homem-Vergonha
The Amazing Spider-Man #258 (Novembro de 1984)




Logo após deixar o uniforme simbiótico nas mãos de Reed Richards, Peter Parker precisou da ajuda do Tocha Humana para não andar pelado por aí. O integrante do Quarteto Fantástico então deu um velho uniforme do grupo para o amigo, junto com um saco para esconder o rosto dos curiosos.



Cósmico-Aranha
The Spetacular Spider-Man #158 (Dezembro de 1989)




Durante o arco Atos de Vingança, o Homem-Aranha teve o corpo possuído pelo Capitão Universo, surgindo a roupa que vocês estão vendo.



Aranha-Fênix
Spider-Man #25 (Agosto de 1992)




Provavelmente esta não é muito lembrada pelos fãs. Em uma história co-estrelada pelo grupo mutante Excalibur, o Homem-Aranha ganhou temporariamente poderes parecidos com os da Fênix.



Armadura-Aranha
Web of Spider-Man #100 (Maio de 1993)




Na década de 90 das sagas fracas, o Homem-Aranha assumiu um novo uniforme, feito com aço e uma espécie de teia mais enrijecida. Efêmero, como muita coisa feita nessa época.



Aranha Escarlate
Web of Spider-Man #118 (Novembro de 1994)




Durante a Saga do Clone, Ben Reilly, o clone do Homem-Aranha, reapareceu em Nova York para visitar a Tia May, que estava mal de saúde. “Grandes poderes trazem grandes responsabilidades”, já dizia a velha máxima, sendo assim Reilly foi combater o crime como o super-herói Aranha Escarlate.

Além da jaqueta rasgada, que o diferencia bastante do uniforme habitual de Peter Parker, o Aranha Escarlate também tinha reservatórios extras com fluido de teia nos pulsos.



Uniforme negro 2
Spider-Man #58 (Maio de 1995)




Para enfrentar Kaine, o clone mal feito de Peter Parker, o Homem-Aranha foi obrigado a reutilizar velhos pedaços do uniforme negro combinados com outras roupas que encontrou pela frente. O resultado foi esse aí.



Uniforme do clone
Sensational Spider-Man #0 (Janeiro de 1996)




Quando pensou que era o verdadeiro Homem-Aranha, Ben Reilly criou um novo e moderno uniforme para o herói. Apesar de manter uma identidade com a roupa original, este novo visual possuía também uma enorme aranha negra no peito e os característicos reservatórios de teia nos pulsos. Para completar a transformação, Reilly tingiu os cabelos de loiros.

O uniforme deixou de ser usado após a morte de Reilly, mas uma variação dele é utilizada pela Garota-Aranha do Universo MC2.



Carnificina-Aranha
The Amazing Spider-Man #410 (Abril de 1996)




Ainda durante a Saga do Clone, Ben Reilly foi possuído pelo simbionte de Carnificina, se transformando em Carnificina-Aranha. O uniforme resultante da união dos dois foi exatamente isso, uma união das características visuais de ambos os personagens.



Uniforme anti-Electro
The Amazing Spider-Man #425 (Agosto de 1997)




Para combater os poderes do vilão Electro, o Homem-Aranha criou um novo uniforme, capaz de isolá-lo da eletricidade do adversário.



Aranha de Ferro
The Amazing Spider-Man #529 (Abril de 2006)




Logo após os efeitos da saga O Outro, Tony Stark, mais conhecido como o Homem de Ferro, desenvolveu um novo uniforme para o Homem-Aranha. Este novo uniforme possui várias geringonças, incluindo até quatro braços cibernéticos. Além disso, a roupa é também uma espécie de armadura, que consegue ser à prova de balas de até certo calibre.

Como o uniforme negro, esta nova versão também dividiu muitos fãs do super-herói. Para alguns, as cores e os apetrechos não condiziam com a concepção original do Aranha, para outros, a nova roupa estava bem enquadrada no padrão de hoje e trouxe um pouco de energia nova para o personagem.



Universo de Dinastia M (Terra-58163)
Homem-Aranha
House of M #2 (Julho de 2005)




No mundo (quase) perfeito criado pela Feiticeira Escarlate durante Dinastia M, Peter Parker nunca foi obrigado a enfrentar as mortes de Tio Ben e Gwen Stacy, além de ser adorado pela mídia e pela população.

Nessa versão, o Homem-Aranha usa um uniforme um pouco diferente do que estamos acostumados, mas matem o famoso esquema de cores com azul e vermelho.



Universo Marvel 2099 (Terra-928)
Homem-Aranha 2099
The Amazing Spider-Man #365 (Agosto de 1992)




Esqueça Peter Parker. Agora estamos falando de Miguel O”Hara, que assumiu o manto de Homem-Aranha 100 anos a frente do original. Este personagem fazia parte do finado Universo 2099 da Marvel, com histórias centradas no final do século XXI.

O que chama a atenção do uniforme de O”Hara é a substituição da aranha no peito por uma caveira estilizada.



Universo de Marvel 1602 (Terra-148611)
O Aranha
Marvel 1602 #1 (2003)




Em 2003 a Marvel lançou mais um de seus projetos audaciosos, que reinventaria todos os personagens na editora, só que agora vivendo no início do século XVII. Assim surgiu Marvel 1602, série em oito edições que também teve o seu Peter Parker, nesse caso chamado de Peter Parquagh.

Nesse universo, Parquagh é quase sempre picado pela aranha, mas isso nunca ocorre até o fim da primeira série. Em 1602: New World, o personagem assume a identidade do herói Aranha.



Universos desconhecidos
Homem-Aranha Sem Limites
Spider-Man Unlimited vol. 2 #1 (Dezembro de 1999; visto anteriormente no primeiro episódio da série animada)




Em 1999 o Homem-Aranha ganhou um novo desenho animado, como você já viu aqui no Judão. Junto com a nova série também veio um novo gibi, que trazia novas aventuras do Escalador de Paredes da Contra-Terra. O uniforme do Aranha da revista era igual ao do desenho, com um aspecto mais moderno e feito a partir de nanotecnologia. A nova revista (e o uniforme) acabou junto com o fim da série, após apenas seis edições.



Homem-Aranha Indiano
Spider-Man: India #1 (2004 na à�ndia, 2005 nos EUA)




Como seria se os indianos tivesse inventado o Homem-Aranha? Bom, não é preciso imaginar, já que eles já o fizeram. Isso aconteceu em 2004, quando a Ghotam, uma editora indiana, lançou a minissérie em quatro partes Spider-Man: India. Em 2005 as quatro revistas foram reunidas em um só especial, que foi lançado nos Estados Unidos.

Na versão indiana, o Homem-Aranha é Pavitr Prabhakar, um pobre garoto que vive em uma vila e se muda para Bombaim com a Tia Maya e o Tio Bhim. Só que quando o inescrupuloso Nalin Oberoi faz um ritual e tem o corpo possuído por um poderoso duende, Pavitr é abordado por um mestre ancião que dá a ele estranhos poderes de aranha.

Mas ainda havia algo para acontecer. Ao ver uma mulher pedindo por socorro, o Homem-Aranha não ajuda, mas volta atrás quando ouve o choro de seu próprio tio, que foi atacado ao tentar defender a mulher. Seja em Nova York ou em Bombaim, grandes poderes sempre trarão grandes responsabilidades…


Crise de Identidade

Acusado de matar um criminoso sufocando-o com sua teia, o Homem-Aranha é procurado pela polícia e uma infinidade de aventureiros fantasiados. Para poder obter as provas de sua inocência em paz e ciente de que assumir uma identidade nova com os mesmos poderes que tinha antes não enganaria ninguém, Peter Parker decide adotar quatro identidades novas ao mesmo tempo durante a saga batizada como "Crise de Identidade" (não confundir com o megacrossover DC homônimo), cada uma com seu respectivo (e pouco memorável) uniforme.



Sombra – durante a missão na Zona Negativa mencionada acima, o Aranha conhece o herói local denominado Dusk, que usava um uniforme negro que lhe concedia poderes especiais. Porém este morre em combate, fazendo com que o Aranha assuma sua identidade (e uniforme) para derrotar o vilão Blastaar. O uniforme especial de Dusk permitia ao Aranha se esconder nas sobras e planar. Na identidade de Dusk, o Aranha fingia ser um mercenário misterioso. Esta identidade simbolizava o lado misterioso do personagem.Primeira aparição: Peter Parker: Spider-Man 90.


Vespa – usando um uniforme espalhafatoso desenhado por Mary Jane e incorporando os "ferrões" criados por Bem Reilly e um jato pessoal criado por seu amigo Hobie Brown (o anti-herói conhecido como Gatuno), que o permitia voar, o Homem-Aranha assume a identidade de Hornet, herói tecnológico. Esta identidade simbolizava o lado tecnológico do personagem.Primeira aparição: Sensational Spider-Man 27.


Ricochete – botando um uniforme moderninho, com direito a uma jaqueta de couro, e usando principalmente sua agilidade e uns discos de arremesso como equipamento extra, Peter Parker torna-se Ricochete, herói jovem e piadista que só um imbecil não perceberia que é na verdade o Homem-Aranha. Esta identidade simbolizava o lado bem humorado do personagem.Primeira aparição: Spectacular Spider-Man 256.


Prodígio – adotando uma postura séria e heróica, uma armadura dourada à prova de balas (sabe-se lá de onde o sempre falido Peter Parker tirou o dinheiro para isso..) e usando sua força e pujança física como principais armas, o Aranha se transforma em Prodígio, um herói no estilo "clássico". Esta identidade simbolizava o lado heróico e responsável do personagem.

Primeira aparição: Spectacular Spider-Man 256.

Embora criada claramente com propósitos comerciais, a trama de Crise de Identidade foi bem sacada e explorou muito bem as várias facetas do personagem. O troca-troca de identidades também foi bem explorado pelos escritores da época, com uma boa dose de humor. A saga também foi curta o bastante para não irritar os leitores, algo que maior parte das sagas anteriores e posteriores do personagem teria feito bem em imitar...

Eventualmente essas quatro identidades seriam assumidas por um grupo de heróis adolescentes, os Slingers, que protagonizariam uma série de curta duração, inédita no Brasil.


O uniforme da Zona Negativa

Ao partir para uma missão na Zona Negativa, o Homem-Aranha tem seu uniforme afetado durante a transição, assumindo cores no "espectro negativo" do habitual (basicamente o azul e vermelho são substituídos por cinza e preto, respectivamente).

Apenas uma curiosidade para animar uma trama desinteressante, este uniforme merece destaque apenas por ter sido a óbvia inspiração para o "uniforme negro" do filme Homem-Aranha 3, que é muito mais parecido com este do que com o uniforme negro original dos quadrinhos! O visual foi criado por John Romita Jr.

Primeira aparição: Peter Parker: Spider-Man 90.