domingo, 15 de novembro de 2009

Ciclope Scott Summers

Ciclope

http://www.freewebs.com/dragonsandwizards/Boris%20Vallejo%20-%20Marvel%20Comics%20-%20X-Men%20-%20Cyclops%2001.jpg

Dados sobre publicação
Publicado por Marvel Comics
Primeira aparição Uncanny X-M en Vol.1 #1 (Setembro de 1963)
Criado por Stan Lee
Jack Kirby
Características do personagem
Alter ego Scott Summers
Espécie Humano Mutante
Afiliações X-Men
Instituto Xavier para jovens superdotados
X-Factor
Parentesco Alexander Summers (irmão)
Gabriel Summers (irmão)
Estado atual Ativo
Codinomes conhecidos Caolho
Erik o Vermelho
Mutação #007
Magrelo (Slim)
Slym Dayspring
Habilidades Rajadas de energia concussiva pelos olhos;
Mestre em artes marciais.

Biografia

Quando Scott era uma criança crescendo em Anchorage, Alaska, Estados Unidos, seu pai, o major Christopher Summers da Força Aérea dos Estados Unidos, levou sua família em um vôo com seu avião. Ele foi atacado por uma nave alienígena Shi'ar. Enquando o avião caía em chamas, os pais de Scott prenderam-no e a seu irmão mais novo Alex em um pára-quedas e empurraram-nos do avião, na esperança de que eles sobrevivessem. Infelizmente o pára-quedas pegou fogo e Scott bateu a cabeça na aterrissagem. Este acidente causou danos no cérebro de Scott, responsáveis por sua inabilidade em controlar seus raios ópticos, assim como por uma prolongada amnésia sobre sua infância.

Scott perdeu a maior parte de sua infância em um orfanato em Nebraska, estando sujeito a baterias de testes e experimentos pelo diretor do orfanato, Sr. Milbury, um disfarce para o geneticista Sr. Sinistro.

X-Men

Quando tinha 15 anos, ele foi encontrado por Charles Xavier e se tornou um de seus alunos e o primeiro X-Men. Ele logo se tornou o líder de campo da equipe, posição que ele tradicionalmente ocuparia durante anos. Quando os X-Men originais (Anjo, Fera, Homem-de-Gelo, Garota Marvel, e mais tarde Destrutor (seu irmão) e Polaris) decidiram deixar a equipe devido à chegada dos novos X-Men, entre os quais estavam, Tempestade, Colossus, Noturno e Wolverine, Ciclope ficou, sentindo que nunca poderia levar uma vida normal, por causa da natureza incontrolável de seus poderes. Ciclope por muito tempo acreditou que seus pais haviam morrido no acidente de avião. Na verdade, eles foram capturados e escravizados pelos Shi'ar. Como um membro já adulto dos X-Men, Ciclope conheceu seu pai, agora conhecido como o Corsário, líder dos Piratas Siderais, um grupo de alienígenas que se opõe ao que eles vêem como a tirania do Império Shi'ar. Muitos anos se passaram antes que os dois soubessem suas verdadeiras identidades.

Ciclope teve um relacionamento de encontros e desencontros com a Garota Marvel durante seu tempo nos X-Men, culminando na trágica morte desta enquanto tentava pilotar uma espaçonave através de uma tempestade solar, seu renascimento como Fênix e seu suicídio na Lua. Ciclope deixou os X-Men por um tempo depois disso, desaparecendo por vários meses até se reunir à equipe contra Magneto. Não muito tempo depois, Ciclope conheceu Madelyne Pryor, uma fabulosa cópia de Jean Grey e eles se casaram. Ciclope e Madelyne tiveram um filho, Nathan Christopher Summers, que mais tarde foi enviado a um futuro alternativo para se tornar o ciborgue Cable.

No entanto, a Garota Marvel original não estava morta. A identidade de Fênix mostrou-se como uma entidade cósmica que tomou seu lugar, deixando-a escondida em um casulo no fundo da Baía Jamaica, onde foi encontrada pelos Vingadores e pelo Quarteto Fantástico. Ciclope deixou sua esposa e filho para voltar para Jean. Ela formou junto com Ciclope e os X-Men originais o grupo X-Factor.

Os demônios Sym e Nastirth corromperam os sentimentos de depressão de Madelyne. Madelyne tentou se vingar de Ciclope por tê-la deixado. Quando foi revelado que ela era um clone criado pelo Sr. Sinistro, apenas para ser uma reprodutora, Madelyne não pôde agüentar e se matou. Scott então voltou ao romance com Jean.

Vários anos depois, Scott Summers e Jean Grey se casaram. Durante a lua-de-mel, eles foram levados ao futuro onde criaram Cable nos primeiros doze anos de sua vida durante a mini-série As Aventuras de Ciclope e Fênix. Após seu retorno, ela assumiu a identidade de Fênix e os dois permanecerem como membros ativos dos X-Men. Porém, na saga Operação: Tolerância Zero. Ciclope foi gravemente ferido, ficando às portas da morte. Para se recuperarem, eles passaram alguns meses no alaska, na casa dos avós de Jean. Algum tempo depois,após retornar à equipe, Ciclope foi fundido com o vilão Apocalipse, mas Jean e Cable o prenderam e separaram-nos, aparentemente matando Apocalipse no processo.

Como uma combinação das influências latentes da mente de Apocalipse e a emergente personalidade Fênix de Jean, ela e Scott foram ficando cada vez mais distantes. Emma Frost, antigamente conhecida como a Rainha Branca, uma vilã que se regenerou e se juntou aos X-Men, tomou vantagem da situação para se aproximar de Scott. Com o disfarçe de aconselhá-lo, ela estava livre para instigar um caso telepático. Seus motivos originais não são claros, mas ela acabou se apaixonando por ele.

Quando Fênix descobriu o caso, ela atacou Emma psiquicamente, mas esta se recusou a dizer o que estava acontecendo. Scott subseqüentemente deixou os X-Men para descobrir o que estava acontecendo em sua vida. Quando ele retornou, Xorn havia atacacado todos os X-Men e revelou ser Magneto; Jean foi assassinada por ele.

Devido à intervenção telepática de Jean em um futuro alternativo, em uma tentativa de que o tal futuro não venha a acontecer, Ciclope e Emma Frost estão envolvidos romanticamente, um fato com o qual vários de seus colegas de equipe não estão muito felizes. Eles atuam como co-diretores do Instituto Xavier para Estudos Avançados. Ciclope também ensina um esquadrão no Instituto chamado Os Corsários, nome que homenageia seu pai.

http://www.intuitivewebdesigns.com/comics/graphics/xmen/cyclops3.jpg

Poderes

Ciclope é um mutante, possuindo o poder de projetar pura energia concussiva de seus olhos de cor vermelho-rubi. Antigamente se pensava que as suas rajadas não emitiam calor, mas fato já foi esclarecido, ja que suas rajadas energéticas são abastecidas por energia solar e acabam retendo um pouco de seu calor. Devido a um ferimento sofrido na infância, estes feixes estão sempre ligados e só podem ser obstruídos fechando seus olhos, ou por uma barreira de quartzo-rubi, de que seus óculos e visor são feitos. A energia que alimenta o feixe é extraída dos raios do sol. As células de Ciclope estão constantemente absorvendo a energia solar e transferindo-a para seus olhos, sendo essa a causa de ele ser imune aos seus próprios poderes. É também imune às ondas de plasma descarregadas por seu irmão Alex que são criadas pela absorção de raios cósmicos.

O visor é projetado para abrir o protetor de quartzo, variando as larguras para permitir que suas rajadas óticas se dispersem livremente quando Ciclope o deseja. Originalmente ele tinha que manipular os controles no próprio visor para lançar rajadas, mas seu traje foi equipado mais tarde com controles em suas luvas para sua própria conveniência. Além disso, o visor tem um mecanismo de mola para voltar à posição fechado se seus poderes falharem. Ele pode absorver a energia de seu ambiente (tal como a luz solar ou um baixo grau de eletricidade) e armazená-la em suas células, metabolizando a energia, e projetando-a como explosões da energia com força concussiva.

A força máxima de explosões óticas de Ciclope é desconhecida mas um exemplo comum é que ele pode "fazer um furo através de uma montanha" e rasgar uma placa grossa de aço-carbono no meio. Durante uma batalha em particular, Scott diz que derrubou Cain Marko (codinome Fanático) com poder suficiente para rachar um planeta pequeno, embora possa estar exagerando.

Ciclope possui também um sentido sobre-humano de consciência espacial, que o permite realizar truques completamente absurdos com suas rajadas óticas, tais como ricochetear um único tiro e destruir cerca de meia dúzia de alvos separados. Este sentido também permite-o entrar em um combate corpo-a-corpo com seus olhos fechados.

Habilidades

Ciclope é perito em pilotar jatos, uma habilidade que parece ter herdado de seu pai. É também implícito que seu senso trigonométrico melhora suas habilidades no ar.

Um mestre estrategista e tático, Ciclope passou a maioria de sua carreira do super-herói como o líder dos X-Men ou do X-Factor e desenvolveu habilidades excepcionais de liderança. É notável que independente de sua atitude geral para com ele, todos os X-Men tendem a obedecer suas ordens na batalha - porque sabem que ele geralmente está certo. Durante os doze anos em que criou Cable no futuro, Ciclope e Fênix, sob os pseudônimos de Magrão e Ruiva Dayspring, ajudaram a organizar uma resistência às regras de Apocalipse, tornando-se líderes da rebelião do Clan.

Ciclope possui também extensivo treinamento em artes marciais e em combate desarmado, sendo faixa preta no Judo e em Aikido. Seu nível da habilidade é suficiente para derrotar seis homens normais com seus olhos fechados e no passado enfrentou inimigos perigosos no corpo-a-corpo como Wolverine e o Motoqueiro Fantasma.

Natureza e condição metafóricas

Como é o caso de vários outros X-Men, o poder de Ciclope o coloca em determinadas condições metafóricas, reflexivos de sua personalidade e relacionados ao tema total dos X-Men de "desajustados", explorados através do sentimento de isolamento dos mutantes discriminados.

Desde muito cedo, Ciclope se sente ameaçado por uma habilidade com potencial enormemente destrutivo que deve manter sempre sob controle, para não ferir aqueles que o cercam. Isto o separa do resto da equipe e o faz acreditar ser impossível para qualquer um e especificamente, no começo da série, para Jean se sentir atraída por ele, tal é o estigma de sua mutação.

Também, o fato de que seu poder afeta seus olhos, forçando-o a estar sempre usando um visor especial, contribui em seu sentimento de isolamento, pois ele é incapaz de estabelecer um contato ocular com qualquer um. Na verdade foi seu primeiro contato ocular em mais de uma década, com Jean Grey, graças ao desenvolvimento descontrolado de seus poderes como Fênix, que define um dos pontos mais importantes em seu relacionamento.

A condição resultante de Ciclope, como um mutante e uma pessoa, é conseqüentemente um reflexo do peso da condição de desajustado, à medida em que é deixado de lado por todos aqueles que cruzam seu caminho.

Um fato interessante é que a aparência dos Novos X-Men, com limitações físicas mais sérias, tais como Noturno com aparência estranha e a intocável Vampira, fez seu estado e especificamente sua necessidade de uma vida normal, comparativamente quase banal: em X-Men: Evolution seu visor o faz bastante popular, pois seus colegas de classe (especialmente as meninas) acham que os óculos o fazem parecer legal.

http://www.comicsbulletin.com/soapbox/images/0802/cyclopsjean.jpg

Relacionamentos

Embora seja visto como o sensível, solitário, Ciclope teve muitos relacionamentos sérios. Uma característica impressionante é o fato de parecer irresistível às mulheres com habilidades telepáticas. Foi casado com Jean Grey e seu clone Madelyne Pryor, que são ambas telepatas de classe Ômega, e sua namorada atual é Emma Frost, uma telepata também. Psylocke, outra telepata, tentou uma vez seduzi-lo.

http://www.killahbeez.com/wordpress/wp-content/uploads/2009/03/ef4.png

Namorou também mulheres não-mutantes. Ciclope (durante uma época em que pensou que Jean estava morta) teve um caso com Coleen Wing. Após Fênix se matar na lua, teve alguns encontros com Lee Forrester antes de encontrar Madelyne Pryor.

0 comentários: