quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Como assinar os Feeds dos blogs?

"Feds, Feed, Fedelizado, Fedelizando!" (imagem: Chesi - Fotos CC)

O motivo que me levou a criar o artigo, foi o baixo número de pessoas que sabem assinar Feeds, seja ele por Email ou qualquer outro homepage, apenas 10% dos visitantes sabem. Nós blogueiros, devemos ensinar como assinar, você notará um aumento significativo em seus assinantes se ensinar de maneira fácil e inteligente. Não é obrigação de ninguém nascer sabendo, tanto é que há uns 5 anos atrás eu também não sabia fazer nada na internet (mal sabia logar no blogger) mas com o tempo aprendemos e devemos repassar nosso conhecimento para nossos leitores e visitantes que podem por conseguinte serem grandes blogueiros.

Quando eu falo em Feed RSS, falo em leitores fiéis, pessoas dispostas a acompanhar seu blog com maior atenção, recebendo atualizações e lendo de qualquer lugar e momento. É uma forma dos leitores dizerem o quanto está satisfeitos e presentes em seu blog. Praticamente, assinamos um blog que tem um conteúdo relevante e de uma boa qualidade que venha a agregar conhecimento e informação. As vantagens de ser um assinante é ter a possibilidade de ser notificado sempre que acontecer uma nova atualização no blog, além de participar de algumas promoções ou campanhas que na maioria das vezes vem privilegiar os assinantes.

Como assinar um Feed RSS?

A maioria dos blogs têm um ícone "Gigantesco" laranja que chamamos de um botão de Feed. Aqui no blog esta do lado do Home no topo do site é o Posts RSS Nele daremos o primeiro passo para inscrição, clique sobre o botão (na maioria das vezes fica situado em um local visível do blog). Após clicado, uma tela será aberta como com essas opções:
Escolha a opção + Google.

O círculo maior corresponde as opções de leitura normal. O círculo menor é a opção via Email, mas no momento vou ensinar apenas a primeira opção, que é uma das mais normais e de maior utilização entre leitores e blogueiros. Escolheremos a opção de adicionar o "Google" para podermos prosseguir. Note que logo abaixo dos ícones existem algumas outras opções para inscrição, mas ensinarei como receber atualizações via os serviços da Google.

Após ter escolhido o tipo "Google" temos 2 opções: Receber atualizações em nossa Homepage (página inicial do Google) ou receber atualizações no "Google Reader" que é o recomendável pela organização e forma de acompanhar os artigos (muito semelhante ao via Email). Após ter escolhido a opção "Google Reader" vamos nos inscrever, clicando sobre "Adicionar inscrição" e informaremos o endereço do Feed, aquele endereço do ícone laranja que citei no começo do artigo. Observe na imagem:
Informe o endereço do Feed e clique em Adicionar.


Pronto, você já é assinante do blog! Para ler novas atualizações é só visitar a página do Reader, mas é preciso estar logado em sua conta do Google, a mesma utilizada na hora da inscrição do blog. Olhe o resultado:
Notícias novas que não cheguei a ler.


Note que ele sempre vai informar novas atualizações e mostrará os artigos para a leitura. Caso você queira ler é só clicar sobre um dos links e ler a matéria como se estivesse no blog, mas para comentar e ver as opiniões é preciso acessar o blog.

Como assinar e receber atualização via Email?

Ensinarei agora como inscrever-se via Email. Aqui no Grana Sempre, tenho a opção logo acima do Twitter Updates, informe o Email na caixa e envie o pedido de inscrição:
Assinando via Email.

Note que uma tela será aberta e nela devemos confirmar, digite os caracteres e clique sobre "Completar solicitação de cadastro".
Informe os caracterís para prosseguirmos...

Existe ainda um último passo que é o mais importante de todos por sinal. Logue em seu e-mail e confirme a inscrição do Feed. Muitos até fazem a inscrição mas não confirmam, ficando assim sem utilidade ser assinante, pois sem a confirmação não é considerado um assinante do blog. Observe:
Clique no endereço para confirmar!

Após ter acessado seu e-mail e ter recebido uma notificação de inscrição do "FeedBurnner", clique sobre o link e confirme que você deseja realmente receber notificações do blog. Agora é só esperar novas publicações e você poderá ler os artigos até quando estiver lendo ou vendo algum Email.
Confirmado!

Não tem erro, basta seguir as imagens para tornar assinante de um blog ou site. Gostaria de deixar, uma nota de agradecimento aos assinantes do blog e dizer que o melhor que procuro fazer é para ter a satisfação da grande maioria de vocês pensando sempre em um todo e não apenas no interesse de uma pessoa.

Vivemos em uma blogosfera e todo conteúdo de qualidade precisa ser reconhecido e acompanhando por pessoas interessantes. Por apenas termos 10% dos visitantes que sabem assinar, recomendo a criação de uma página em seu blog, ensinando com muitos detalhes como fazer a inscrição e acompanhar o blog.

1 comentários:

bombadao disse...

Gostei muito bem explicativo.. e informativo vou publicar no meu site e colocar a fonte! vlw!