domingo, 14 de março de 2010

Hulk Aliados, inimigos e amores 2


Hulk (arte: Mike Deodato / cor: Rodrigo "Piolho" Monteiro)

Betty Ross

Dr. Estranho

Surfista Prateado

Hulk e Jarella

Marlo

Namor

General Ross

Zzzax

Abominável

Líder

Illuminati

O Hulk e o Homem-Aranha têm praticamente a mesma idade, pois ambos tiveram sua primeira aparição nos quadrinhos no ano de 1962. No entanto, enquanto o herói aracnídeo foi construindo uma galeria cada vez maior de aliados, inimigos e mesmo namoradas, o Golias Verde não deu tanta sorte (também, pudera, são poucos aqueles que gostariam de estar ao lado de Bruce Banner quando ele perdesse as estribeiras). Assim sendo, podemos listar, sem tomar muito espaço, os principais aliados (ou amigos), inimigos e mulheres da vida do Gigante Esmeralda.

Aliados

Rick Jones

Rick Jones é, ao lado de Betty Ross e do pai desta, um dos três mais antigos coadjuvantes do Hulk. Ele teve participação direta no surgimento do monstro, uma vez que foi o garoto que Bruce Banner salvou de ser atingido durante o teste da Bomba Gama. Desde então, tem sido uma presença mais ou menos constante na vida do herói. O próprio Rick já experimentou uma vida heróica, seja assumindo a identidade de Bucky ao lado do Capitão América, ou dividindo seu corpo com o Capitão Marvel, tanto o original (Mar-Vell) como o atual (Genis-Vell). Durante um breve período de tempo Rick também sofreu contaminação gama suficiente para transformá-lo em uma nova versão do Hulk.

Namor

O primeiro mutante da Marvel já se aliou ao Hulk por mais de uma vez. A parceria mais longeva deu-se quando ambos fizeram parte da primeira formação dos Defensores. Soberano da Atlântida, Namor é uma dos mais antigas personagens da Marvel, tendo sido integrante de grupos como os Invasores (durante a Segunda Guerra, combatendo as forças do eixo ao lado de Capitão América e do Tocha Humana original, dentre outros) e Vingadores. Da mesma forma, já combateu seus antigos aliados por mais de uma vez, fato que o levou a ser considerado diversas vezes como um dos mais perigosos inimigos da humanidade.

Dr. Estranho

O Mago Supremo do Universo Marvel é outro que integrou a primeira formação dos Defensores. Stephen Strange considera-se um dos melhores amigos de Bruce Banner e já tentou se valer de seus conhecimentos místicos para livrar o amigo da maldição do monstro verde. Da mesma forma, foi o Dr. Estranho que salvou o planeta da fúria do Hulk, banindo-o temporariamente para a dimensão da Encruzilhada quando este se tornou uma ameaça mundial.

Surfista Prateado

O Surfista Prateado, o antigo rauto de Galactus, o devorador de mundos, foi banido na Terra quando se opôs à destruição do planeta para saciar o apetite de seu mestre. Acabou também fazendo parte dos Defensores. O Surfista é, na mais fiel acepção da palavra, um semideus, haja vista que seus poderes cósmicos o possibilitam realizar feitos quase inimagináveis. Foi outro que também tentou, sem sucesso, encontrar uma forma de livrar Bruce Banner de seu alter ego monstruoso.

Leonard Doc Samson

Ex-consultor da Base Gama, Doc Samson também participou de experimentos envolvendo raios gama. No seu caso, no entanto, os efeitos foram benéficos, tornando-o um super-humano sem causar quaisquer danos em sua aparência – exceto tornar seu cabelo verde – ou mente. Psiquiatra pós-graduado, Samson já fez as vezes de terapeuta de Bruce Banner, visando descobrir qual a relação psicológica – traumas durante a infância e adolescência, neuras - por trás da transformação dele no Hulk. Samson acredita firmemente que não foram apenas os raios gama os responsáveis pela situação de Banner e que, se descobrir uma forma de faze-lo conviver melhor com traumas de passado, talvez o cure de sua maldição.

Pacto de Guerra

Quando o Hulk é enviado pelos Illuminati (ver abaixo) para o planeta Sakaar, ele é capturado pelas tropas do Rei Vermelho e acaba se tornando um gladiador em uma das arenas do governante. Sendo o Hulk quem é, ele logo lidera uma rebelião que faz com que, não só deixe de ser um escravo do Rei, como também se torne seu sucessor, por meio de um golpe de estado. Quando a nave que o levou ao planeta explode, matando sua esposa Caiera e boa parte daquele planeta, o verdão decide voltar à Terra para esmagar os responsáveis, ou seja, os Illuminati. Para tanto, ele conta com a ajuda do “Pacto de Guerra”, aliados que conheceu durante seu período como gladiador em Sakaar: Korg (um homem de pedra), Miek (uma espécie de homem-inseto alienígena que ao longo da saga Planeta Hulk passa por diversas evoluções), Hiroim (um dos guerreiro-sombra, estrategista nato), Elloe (a única natural da espécie até então dominante em Sakaar), Ninhada (uma guerreira dessa espécie de parasitas espaciais sem nome) e Arch-E-5912 (um robô, responsável por pilotar a nave do Hulk de Sakaar até a Terra).

Amadeus Cho

Considerado por muitos como a sétima pessoa mais inteligente da Terra, Amadeus Cho é um garoto que passou a fugir de tudo e todos quando uma agência desconhecida, interessada em suas habilidades, matou sua família e destruiu sua casa. Salvo pelo Hulk, Cho passou a considerar o verdão como seu amigo e um dos poucos heróis de verdade. Assim, quando ele desapareceu, Cho invadiu os sistemas do edifício Baxter e descobriu a mensagem em vídeo que Reed Richards gravou na ocasião em que baniu o Hulk no espaço. Cho mostrou essa gravação à Mulher-Hulk e outros heróis, alguns dos quais – como Hércules e Anjo – que acabariam a se juntar ao exército do Hulk durante a saga Hulk Contra o Mundo.

Inimigos

General Thaddeus Ross

Pai de Betty Ross Banner, falecida esposa de Bruce, o general Ross foi um dos maiores inimigos de seu genro, comandando forças militares e missões de encalço e captura do Hulk. Para ele, o fato de Banner ter sido marido de sua filha e o provável responsável por sua morte (Betty morreu devido à contaminação por radiação Gama), fazia dele e de seu ater ego ameaças a serem eliminados. Mais tarde, Ross descobriu que fora o Abominável o responsável pela morte de Betty e seu ódio por Banner e o Hulk foi sendo amainado aos poucos.

Abominável

O Abominável talvez seja o único vilão do Universo Marvel – à exceção do Fanático – que supera fisicamente o Hulk, contanto que o gigante esmeralda esteja calmo, o que, convenhamos, é quase impossível (Nota para os desavisados: a mutação do Hulk permite que, quanto mais nervoso, mais forte ele fique). Ex-espião comunista, o húngaro Emil Blonsky também fez parte de experimentos com radiação gama. Ao contrário do Hulk, no entanto, sua transformação mostrou-se definitiva: ele não pode variar entre sua forma monstruosa e humana, sendo o monstro Abominável em tempo integral.

Líder

O Líder (Samuel Sterns) é, com certeza, o mais perigoso inimigo do Hulk. O experimento Gama ao qual submeteu-se aumentou suas capacidades cerebrais exponencialmente, transformando-o em um supergênio. Ambicioso ao extremo, sua meta principal é a conquista e dominação mundial – o que nos faz questionar sua genialidade – e a eliminação de seu maior adversário, o Hulk. Quando ainda era um humano normal o Líder tinha um ódio incomum por Bruce Banner. Esse sentimento permaneceu após a sua transformação, transferindo-se para o Hulk.

Homem-Absorvente

Inicialmente um inimigo do Thor, o Homem-Absorvente também é um dos maiores adversários do Hulk. Sua capacidade de absorver e duplicar as propriedades físicas de qualquer material – orgânico ou não – que toque ou pelo qual seja tocado, tem origens místicas.

Zzzax

Zzzax é um entidade de energia que se alimenta de campos eletromagnéticos, pensamentos, desejos e energia psíquica emitida pelo cérebro. Foram poucas as vezes em que ele e o Hulk se enfrentaram.

Illuminati

Ao fim da guerra Kree-Skrull, o Homem de Ferro chegou à conclusão de que era necessário formar um grupo secreto de heróis que decidisse como as coisas funcionariam na comunidade de superseres. Em uma reunião em Wakanda, ele convocou o Professor Xavier, Reed Richards, Raio Negro, Namor e o Dr. Estranho, além do Pantera Negra e apresentou seu ideal. O Pantera recusou-se a fazer parte daquilo enquanto os demais – ainda que Namor fosse reticente à idéia – concordaram com Tony.

Ao longo dos anos, os Illuminati mantiveram reuniões secretas e interferiram em assuntos que poderiam ter consequências trágicas para a Terra, atuando nos bastidores. A quebra no grupo começou a se dar justamente por causa do Hulk. Depois do último surto psicótico do verdão, que resultou na destruição parcial de Las Vegas, Tony Stark convocou o grupo para que eles bolassem uma solução definitiva para o problema. A solução encontrada foi banir o Hulk da Terra, para um planeta inabitado que tivesse as condições de vida necessárias para acomodar o Hulk, mas que tornasse impossível sua volta à Terra. Sem Charles Xavier – sumido devido às consequências do Dia M – e com a veto de Namor, o grupo foi em frente. Com a ajuda de Nick Fury conseguiram enganar o Hulk e colocá-lo em uma nave espacial. No entanto, houve um problema com a espaçonave e o gigante esmeralda acabou indo parar em Sakaar, onde se tornou um gladiador e, logo depois, um rei.

Em Sakaar, o Hulk se casou com Caiera e começava a viver uma vida feliz. Uma falha na nave que o levou até ali, no entanto, fez com que o veículo explodisse, matando sua esposa e boa parte do povo que ele jurou proteger. Furioso além do normal, ele resolveu voltar à Terra para se vingar dos Illuminati. O que ele não sabe é que o grupo – que nunca fora muito estável – acabou por se separar pouco antes dos eventos que levaram à Guerra Civil. Não que o Hulk se importe com isso, obviamente.

Mulheres

Elizabeth Betty Ross Banner

Pode-se dizer que Betty Ross foi o grande amor da vida de Bruce Banner. Sua primeira aparição deu-se já na primeiríssima edição de The incredible Hulk e logo ambos estavam apaixonados. Sua relação, no entanto, foi marcada por contratempos, desencontros e oposições, especialmente por parte do General Ross, pai de Betty. Entre o primeiro encontro de Bruce e Betty até seu casamento, ambos passaram por diversos problemas, muitos deles, obviamente, ligados ao Hulk. Os dois casaram-se finalmente em TIH (vol.2) 319 – no Brasil, O incrível Hulk 73 da Editora Abril. Sua relação seguiu entre altos e baixos, alternando períodos de alegria com uma agonia extrema para Betty, até sua morte, ocorrida em THI 466 – No Brasil, Grandes heróis Marvel (Premium) 2.

Jarella

Rainha do mundo microscópico de K’ai, Jarella quase se casou com Bruce Banner por duas vezes, em TIH (vol. 2) 140 e 203. Ela veio a falecer em TIH 205. Ambos se conheceram quando Psyklop encolheu o Hulk banindo-o em K’ai. Lá, o gigante esmeralda salvou o povo de Jarella. Seguindo a tradição daquele mundo, ela deveria se casar com o monstro e torná-lo o novo rei. Por meio de um encanto, as feiticeiras de K’ai fizeram com que Banner controlasse o Hulk. O Hulk se apaixonou por Jarella e o casamento foi marcado, mas antes que pudesse acontecer, Psiklop levou o monstro de volta à Terra. Ambos voltaram a se encontrar mais duas vezes quando Jarella veio à Terra para pedir a ajuda do Hulk. Na primeira, o herói encolhe-se, então, com a ajuda de Hank Pym e volta à K’ai. Houve uma nova tentativa de casamento fracassa. No último encontro, na Terra, ela é morta durante um confronto entre o Hulk e o robô enviado para assassiná-la.

Kate Waynesboro

Kate foi uma agente da SHIELD com quem Bruce Banner teve um curto relacionamento entre o fim de seu romance com Jarella e seu casamento com Betty Ross.

Marlo Chandler

Marlo teve um romance com o Hulk cinza, quando este trabalhou em Las Vegas sob a alcunha de Sr. Tira-Teima. O caso dos dois, no entanto, durou pouco tempo e, após seu término, Marlo casou-se com Rick Jones.

Caiera

Caiera era a Guardiã-Sombra do Rei Vermelho – uma espécie de guarda-costas e assassina real – e uma de suas missões era justamente capturar – ou, se possível, eliminar – o rebelde conhecido como “Cicatriz Verde”, apelido dado pelos sakaarianos ao Hulk. Extremante forte, Caiera se equipara fisicamente ao Hulk. A lealdade de Caieira mudou de lado quando o Rei Vermelho chacinou uma vila, matando uma criança que a guerreira havia jurado proteger. Caieira, assim, debandou para o lado do Hulk, por quem se apaixonou. E aqui um fator interessante: Caieira se apaixonou pelo Hulk, por sua fúria e força, e não por Banner – que pouco aparece em Sakaar. Hulk e Caieira casaram-se e ela logo engravidou do verdão. E também logo conheceu a morte, quando a nave que levou o Hulk à Sakaar explodiu.

Materia do omelete

0 comentários: